fbpx

Como o SPED pode te ajudar no planejamento tributário de forma eficiente

O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) é uma ferramenta poderosa para o planejamento tributário, pois fornece informações detalhadas sobre todas as operações contábeis realizadas pela empresa. 

A solução é fundamental para garantir a conformidade e obrigações fiscais do negócio de maneira simplificada, reunindo todos os dados corporativos em um software leve e acessível

Para facilitar o seu entendimento,  explicaremos como o SPED pode trazer benefícios para a gestão financeira e tributária da sua empresa. 

 

Coleta de Informações fiscais e contábeis

A coleta de informações, por meio do SPED, não apenas otimiza o processo de prestação de contas às autoridades competentes, mas também proporciona mais transparência e precisão nos registros contábeis e fiscais.

As empresas podem integrar os sistemas internos diretamente aos órgãos fiscalizadores, fornecendo dados detalhados sobre as operações e em tempo real.

Essa coleta automatizada e padronizada agiliza o processo de auditoria, reduzindo erros e inconsistências nos registros, além de facilitar o acesso às informações para tomada de decisões estratégicas.

 

Buscando qualificação no cenário internacional? Conheça o nosso MBA Combo em em Tributação, ​Planejamento Tributário e SPED, totalmente online, oferecido pela Faculdade Brasileira de Tributação. Aprimore suas habilidades em gestão tributária e conformidade, obtendo uma formação de excelência ministrada por especialistas renomados.

Redução de impostos ou de despesas dedutíveis

Ao analisar as informações coletadas no SPED, é possível revisar despesas, identificar possíveis erros ou inconsistências e, assim, evitar o pagamento indevido de tributos.

Com base nesses dados, os profissionais de contabilidade e tributação podem identificar oportunidades legais e estratégicas, para reduzir a carga tributária do seu negócio, de forma inteligente e eficaz, como: 

  • Identificação de créditos tributários não aproveitados;
  • Análise de regimes tributários;
  • Monitoramento de transações;
  • Gestão de entrada e saída de produtos;
  • Revisão de despesas e operações.

Gestão de riscos

Com a disponibilidade de informações em tempo real, o SPED permite um monitoramento contínuo das transações e registros contábeis. Isso possibilita a identificação imediata de irregularidades ou desvios dos padrões normais de operação.

Além disso, a ferramenta pode ajudar na detecção de padrões suspeitos ou atividades não autorizadas na empresa, auxiliando na gestão de riscos e identificação de possíveis fraudes.

 

Cálculos e simulações da margem de lucro

Através do SPED, é possível coletar números detalhados, que podem ser usados para calcular a margem de lucro de uma empresa. Esses dados permitem analisar receitas, custos e despesas. Também possibilita simulações para avaliar diferentes cenários e estratégias. 

Essas análises fornecem insights sobre a saúde financeira e tributária do negócio e orientam decisões para melhorar a rentabilidade.

 

Controle operacional

Utilizando os dados do SPED, é possível realizar análises comparativas do desempenho de seu faturamento, ao longo do tempo, identificando falhas em áreas que precisam de melhorias operacionais.

É possível ter uma visão mais clara e precisa do estoque da empresa, auxiliando no controle e na gestão de mercadorias, evitando excessos ou falta de produtos. 

 

Explore o curso de MBA EM CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA, PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E SPED da Faculdade Brasileira de Tributação. Uma oportunidade para adquirir conhecimentos estratégicos essenciais para o sucesso. Descubra nossos cursos e impulsione a sua carreira. 

 

Conheça os cursos de graduação da Faculdade de Tributação Brasileira

Amplie sua bagagem profissional e esteja no topo do mercado com os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela Faculdade Brasileira de Tributação.

Preparamos nossos alunos para enfrentar os desafios reais, oferecendo experiência de aprendizado única, graças ao nosso corpo docente que reúne mestres especialistas no âmbito tributário. 

Fale agora com nossa equipe de atendimento e descubra qual curso combina mais com você!

Sobre a FBT

A FBT é a primeira e única faculdade, no Brasil, especializada e focada na área tributária.

Oferecemos cursos de graduação e pós-graduação EAD regulados pelo MEC pela Portaria nº 806 de 8/10/2020.

Últimas Postagens

Siga-nos

Assine a nossa Newsleter

Fique por dentro de todas as notícias da FBT