MBA em Gestão
Financeira e Tributária

Aprofundamento teórico, técnico e prático indispensável para a
atuação profissional na gestão financeira e tributária das empresas.

Início do Curso

18 de outubro de 2021

Carga horária

360h

Consulte condições

especiais de pagamento

palavras do coordenador

“O Curso é focado no estudo das situações e casos práticos do dia a dia do profissional que deseja atuar, tanto na área da gestão financeira, como na da gestão tributária das empresas.”

preparação completa

Para quem é o curso?

O curso visa a aprofundar e ampliar estudos para enriquecer a competência científica e prática dos alunos. Com um corpo docente integrado por professores, com ampla vivência teórica e prática nos temas constantes no programa do curso, o curso tem o objetivo de tornar o aluno capaz de aliar a experiência acadêmica à prática, as quais poderão ser, ambas, direta e imediatamente, aplicadas na sua atividade profissional. O MBA em Gestão Financeira e Tributária tem como parceiro científico o NEFA – Núcleo de Estudos em Finanças Avançadas da FBT.

O MBA em Gestão Financeira e Tributária é destinado a gerentes e diretores de empresas, consultores financeiros e tributários, contadores, economistas, administradores e advogados.

Muito além do Código Tributário

UM CURSO QUE NÃO SE RESUME A TEORIA E LEVA O ALUNO PARA A PRÁTICA TRIBUTÁRIA

Sociedades Limitadas

Nesta disciplina, o aluno terá contato com toda a legislação aplicável às sociedades limitadas, assim como aprofundará o seu conhecimento em relação às vantagens e desvantagens de se constituir uma sociedade limitada; o que deve ser feito para que se dê o aumento ou redução do capital da sociedade limitada; como se dá a participação dos sócios nas perdas e lucros da sociedade limitada, a administração dos conflitos de interesses dos sócios, a dissolução societária; o que fazer para se fazer a apuração de haveres dos sócios; quais são os limites da responsabilidade do administrador de sociedade limitada e quais são causas de dissolução da sociedade. entre outros importantes temas.

As Sociedades Anônimas

Esta disciplina tem, entre outros objetivos, o de analisar a legislação aplicável às sociedades anônimas e o que deve ser feito para a adequada administração dos conflitos de interesses dos acionistas. O aluno estudará a distinção entre a companhia aberta e fechada; as espécies, formas e classes de ação; quais são os deveres e responsabilidades dos administradores e os principais direitos dos acionistas (participação no acervo, fiscalização da administração, direito à informação, direito de preferência, direito de recesso, direitos do acionista minoritário); quais são os principais órgãos da sociedade anônima: Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária; Conselho de Administração e Diretoria. O aluno também ficará apto a fazer um Acordo de acionistas e a elaborar diversos documentos importantes das sociedades anônimas.

Falência e Recuperação Judicial e Extrajudicial

O aluno, ao cursar esta disciplina, saberá como se caracteriza e como se requer uma falência; quem tem legitimidade ativa e legitimidade passiva; como se classificam os créditos e quais são as preferências creditórias; quem são os credores com garantia real, os credores fiscais, os credores com privilégio geral e os credores quirografários; qual é a ordem de pagamento na falência; como se realiza o ativo e como se encerra a falência e se extinguem as obrigações do falido; quais são os conceitos básicos da recuperação judicial e seus requisitos; quais são os meios de recuperação da empresa; como se deve proceder para formular o pedido de recuperação judicial e como esta se processa.

Contabilidade Tributária Aplicada à Gestão da Empresa

Também conhecida como Contabilidade Fiscal, a Contabilidade Tributária cuida da administração de tributos de uma empresa, bem como o gerenciamento dos procedimentos utilizados para o pagamento de impostos. A Contabilidade Tributária trata, fundamentalmente, da forma de contabilização dos tributos cumulativos e não-cumulativos, especialmente do IRPJ e CSLL, seus regimes e períodos de apuração. O conhecimento da contabilidade tributária ou fiscal é imprescindível ao gestor de uma empresa, uma vez que esta serve, principalmente, para evitar problemas entre a empresa e o Fisco, viabilizando a atividade empresarial.

IRPJ e CSLL e o planejamento tributário

Saber quais são as receitas tributáveis de uma empresa, bem como quais as despesas que podem ser deduzidas para fins de apuração destes dois tributos é tarefa que merece atenção daqueles que trabalham em empresas de contabilidade, de consultoria tributária, nos setores fiscais das empresas e até mesmo para à fiscalização fazendária. A apuração correta do IR e a CSLL tem reflexos importantes, por exemplo, na determinação do valor de mercado de uma empresa, na fixação do dividendo a ser pago ao acionista, no valor do ágio a ser cobrado em operações de reorganização societárias, na apuração dos preços de transferência, na tomada de decisão se a empresa deve ou não investir em mercados internacionais, etc.

Fusões, Cisões, Incorporações e Aquisições

Nesta disciplina, o aluno conhecerá quais são as formas de aquisição de empresas (fusão, cisão, incorporação, compra ou troca de ações, compra de ativos); como se faz uma due dilligence e qual a relação de documentos necessários e o seu cronograma; quais são os aspectos jurídicos societários envolvidos em uma operação societária; como se utilizam as diferentes estruturas de aquisição: direito de recesso, tax liability, cláusula de acceleration em contratos; quais são os instrumentos de controle e como se dá o controle das estruturas societárias: o poder de controle, controle compartilhado e as participações minoritárias.

Gestão Estratégica

O aluno, ao cursar esta disciplina, estará apto a compreender os elementos essenciais acerca da gestão de uma empresa, a partir da análise de cenários e do pensamento estratégico disruptivo. Nesta disciplina, serão apresentadas estratégias e vivências das atividades empresariais, alinhadas com as exigências necessárias para a competitividade globalizada. Serão estudados, também, os conceitos e metodologias para formulação, controle e implantação de estratégias competitivas.

Valuation - Avaliação de Empresas

O aluno estudará os métodos de avaliação econômica de empresas internacionalmente aceitos. O aluno aprenderá como são estruturados os modelos de avaliação econômica e como se determina o custo do capital e o prêmio de risco; como se define a estrutura ótima de capital e devem ser analisadas as demonstrações contábeis aplicadas no Valuation.

Controladoria e Gestão de Riscos Corporativos

O aluno conhecerá as modelagens e instrumentos de controladoria e aplicará os conhecimentos adquiridos no planejamento orçamentário. O aluno estará apto a reconhecer os cenários de risco e aplicar as ferramentas necessárias para sua gestão.

IPI, ICMS, ISS e o Planejamento Tributário

O aluno, de forma objetiva, terá contato com a legislação do IPI, ICMS e ISS, com as suas alterações mais atuais, facilitando a prática, no dia a dia da sua atividade profissional. O aluno estará apto, ao final da disciplina, a analisar os procedimentos a serem adotados, os riscos e as soluções relativas às incidências do IPI, ICMS e ISS, com as suas respectivas obrigações acessórias.

Estrutura das Demonstrações Financeiras

A disciplina aborda os fundamentos da estrutura das demonstrações contábeis e as suas respectivas funções; orienta a estruturação de cada demonstração contábil e financeira, bem como a legislação a ser observada na sua elaboração. Aborda, também, os fundamentos da análise das demonstrações contábeis, as principais técnicas e os métodos de análise; orienta a determinação do diagnóstico e processo de análise para a elaboração de parecer.

Planejamento Financeiro e Orçamento

O aluno aprenderá como fazer um planejamento financeiro empresarial , para que uma empresa tenha rentabilidade Por meio da utilização de ferramentas de controle do fluxo financeiro, as metas empresariais poderão ser alcançadas. O aluno estará apto, também, ao cursar esta disciplina, a estruturar um orçamento empresarial, visando a auxiliar a empresa a definir o seu rumo financeiro.

Metodologia

AULAS GRAVADAS COM QUALIDADE E DISPONIBILIDADE CONTÍNUA

O aluno terá à sua disposição aulas gravadas, relativamente às disciplinas constantes no programa do curso.

FÓRUNS PARA ESTIMULAR O DEBATE CONSTANTE

O aluno deverá participar dos fóruns das disciplinas, que são constituídos por debates, em ambiente virtual, que versarão sobre os temas das disciplinas do curso. Os fóruns estarão abertos, na “Área do Aluno”, durante o período da realização das disciplinas.

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS QUE LEVAM DA TEORIA À PRÁTICA

Durante o período da disciplina, o aluno deverá responder a questionários, com perguntas subjetivas e/ou objetivas, bem como deverá realizar outras atividades pedagógicas – resenha e outras eventualmente indicadas na Plataforma de Ensino – que venham a ser propostas pelos professores.

RESENHAS SOBRE OS CONTEÚDOS ENSINADOS

Conforme o cronograma da disciplina, o aluno deverá entregar, por meio da Plataforma de Ensino, uma resenha, na qual deverá ser abordado todo o conteúdo da disciplina, assim como deverão ser destacados os tópicos mais relevantes.

AULAS AO VIVO, PELA INTERNET

Ao longo do curso poderão ocorrer aulas ao vivo, as quais serão destinadas ao acompanhamento e explicação do conteúdo das disciplinas. Também poderão ser transmitidas, ao vivo, pela internet, algumas conferências e/ou workshops, com professores especialistas nos diversos assuntos relacionados às áreas de abrangência do Curso.

Corpo Docente

O MAIS FORTE TIME DE PROFESSORES DO MERCADO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO

Pedro Guilherme Accorsi Lunardelli

Professor

Doutor em Direito pela PUC/SP

Alexandre Siciliano

Professor

Mestre em Tributação Internacional pela Universidade de Leiden - Holanda

Marcio Caldas

Professor

Mestre em Direito e Regulação Econômica pela UGF

Argos Campos Ribeiro Simões

Professor

Mestre e Doutor em Direito Tributário pela PUC-SP

Paulo Ayres Barreto

Professor

Doutor em Direito pela PUC - SP

José Eduardo Soares de Melo

Professor

Doutor e Livre-Docente em Direito Tributário pela PUC/SP

Fábio Soares de Melo

Professor

Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP

Clélio Chiesa

Professor

Doutor em Direito pela PUC - SP

*O corpo de professores referidos neste site é meramente exemplificativo,
podendo ser alterado, de acordo com as diretrizes acadêmicas estabelecidas nos cursos da FBT.

Matrículas

Investimento

até 24x de

R$

327,08

/mês

Autorizado pelo MEC:

1) Faça sua matrícula diretamente no site, clicando no botão “Inscreva-se”;

2) Após a inscrição, envie os seguintes documentos:
– Contrato de prestação de serviços educacionais – pós-graduação (2 vias rubricadas e assinadas)
– Fotocópia de comprovante de residência atualizado
– Fotocópia do CPF (cadastro de pessoa física)
– Fotocópia do documento de identidade (número de RG ou RNE)
– Uma fotocópia autenticada do diploma ou declaração de conclusão do curso.

Dados para envio dos documentos:

FBT – Faculdade Brasileira de Tributação
A/C Secretaria Acadêmica EAD
Rua Furriel Luíz Antônio de Vargas, 250 – Sala 501 – Bela Vista – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90470-130

Consulte condições especiais de pagamento.