1. Introdução à Contabilidade
1.1. Critérios de contabilização.
1.2. Demonstrações Financeiras.
1.3. Princípios Contábeis
2. Ativo e Passivo – Balanço Patrimonial
2.1. Conceitos de Ativo e Passivo
2.2. Balanço Patrimonial
2.3. Escrituração Contábil
3. Receita, Custo e Despesa
3.1. Conceitos de Receita, Custo e Despesa
3.2. Demonstração de Resultado
4. Tributo Cumulativo
4.1. Introdução a contabilidade tributária
4.2. Tributo Ativo e Passivo
4.3. Contabilização do Tributo Cumulativo
5 Tributo Não Cumulativo
5.1. Diferença do Tributo cumulativo e não cumulativo
5.2. Contabilização do Tributo Não Cumulativo
6. Imposto de Renda Pessoa Jurídica
6.1. Formas de apuração
6.2. Lucro Real Trimestral
6.3. Lucro Real Anual
7. Imobilizado e Intangível
7.1 – Imobilizado
7.2 – Impairment
7.3 – Intangível
7.4 – Valor Justo
8 – Investimentos
8.1 – Investimentos avaliado pelo custo
8.2 – Investimentos avaliados pela equivalência patrimonial.
Plácido Malafaia é Mestre em Administração pelo IBMEC/RJ (2015) e Contador formado pela Universidade Federal Fluminense (1990). Possui MBA Executivo pela COPPEAD-UFRJ (2004) e MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RIO (2000). Atualmente é Professor Assistente da UERJ desde 06/2016 na graduação e pós-graduação nas disciplinas de Contabilidade Tributária, Planejamento Tributário e Contabilidade Avançada e Normas Internacionais de Contabilidade, também atua como Diretor Tributário da América Latina da Xerox Corporation baseado no Brasil com cobertura em 14 países. Responsável pelo planejamento tributário, consultoria tributária, USGAAP e IFRS relacionado ao processo de apuração de tributos, FAS109, Deferred taxes, ETR, Transfer Pricing, Impostos indiretos e administração tributária da região. Professor convidado da FGV-RIO e IBMEC em cursos de MBA em 2017. Foi professor de contabilidade comercial da Moraes Junior Mackenzie-Rio entre 1993 e 1999. Foi Diretor Tributário da Xerox Brasil, responsável pela administração tributária e implantação da sistemática fiscal eletrônica de 2005 a 2009. Foi Gerente Geral Tributário da Oi/Telemar entre 2002 e 2005. Foi Gerente Fiscal da Claro entre 2000 e 2002 responsável pela criação do departamento tributário. Foi Gerente de Tributos Diretos da Shell Brasil responsável pelo planejamento e administração de tributos diretos do Grupo entre 1996 a 2000. Foi Gerente de Impostos da KPMG entre 1989 a 1996 no qual iniciou a carreira como trainee de auditoria e migrando para o departamento de impostos como consultor sênior.
1. Contadores e auditores.
2. Gestores financeiros, administrativos e fiscais.
3. Advogados tributaristas.
4. Procuradores da Fazenda.
5. Auditores Fiscais.
Nossos cursos de extensão foram cuidadosamente estruturados para proporcionar uma experiência de aprendizado flexível e prática. A seguir, detalhamos os principais aspectos da metodologia:
Autonomia e Flexibilidade
Os cursos são inteiramente online. Importante lembrar que o aluno deverá concluir o seu curso, impreterivelmente, no período compreendido entre o dia 01 e 30 de cada mês. Durante esse período, será necessário assistir a todas as aulas ao vivo, efetuar a leitura dos materiais disponibilizados e realizar as atividades avaliativas (participação nos fóruns de debates e prova) .
Acesso a Conteúdos Multimídia
Cada curso oferece uma combinação de aulas ao vivo e materiais para leitura, que facilitam a compreensão e a aplicação dos conceitos abordados. O aluno terá acesso a uma plataforma intuitiva e de fácil navegação, disponível 24 horas por dia, para que possa organizar a sua rotina de estudos.
Conteúdos Atualizados
Nossos cursos estão totalmente atualizados, incorporando os conteúdos sobre a reforma tributária (quando for o caso), novas tendências e práticas de mercado, garantindo que o aluno tenha acesso a informações atuais e relevantes para seu desenvolvimento profissional.
Avaliação
O aluno deverá realizar as seguintes atividades avaliativas.
Fóruns de debates: O fórum é uma área da Plataforma Virtual, na qual o estudante tem a oportunidade de se aprofundar nos conteúdos abordados nas aulas, sanar as suas dúvidas, debater os diferentes assuntos ligados ao seu curso e se relacionar com outros estudantes. É possível responder a cada comentário feito, complementar as informações ou deixar a sua opinião.
O professor postará dois fóruns avaliativos. O aluno deverá realizar a atividade dos fóruns, na “Área do Aluno”, durante todo o período da disciplina. O aluno deverá efetuar, no mínimo, duas postagens em cada fórum, para que o professor possa fazer a avaliação e lançar a nota.
Obs.: o professor registrará apenas uma nota, independentemente do número de postagens feitas pelos estudantes.
O aluno deverá obter, no mínimo, nota 7,0 (sete vírgula zero), nesta atividade. A nota de participação do aluno nos fóruns terá um peso de 40% na composição da nota final do curso.
Prova: O aluno terá que realizar uma prova com dez questões objetivas de múltipla escolha. A data da realização do questionário objetivo (prova) ocorrerá, geralmente, na última semana que antecede a data final do curso. Tal atividade terá três horas de duração e serão estabelecidas duas tentativas para a sua realização. O descumprimento do referido prazo implicará a atribuição de nota zero, nesta atividade. Não há atividade de recuperação, nem prorrogação de prazos para a sua execução, visto que são permitidas até duas tentativas para a sua realização, possibilitando ao aluno, assim, recuperar ou melhorar a sua nota. O sistema considerará a nota maior nas duas tentativas.
O aluno deverá obter, no mínimo, nota 7,0 (sete vírgula zero), nesta atividade. A nota da prova terá um peso de 60% na composição da nota final da disciplina.
Ao concluir, com sucesso, o seu curso de extensão na FBT, você receberá automaticamente um certificado emitido pela nossa instituição, a partir da data da sua aprovação. Este certificado não é apenas um reconhecimento do seu esforço e dedicação, mas também uma porta de entrada para novas oportunidades acadêmicas e profissionais.
Certificado válido como crédito nos Cursos de Pós-graduação da FBT
Uma das grandes vantagens de ser um aluno da FBT é que o certificado do curso de extensão pode ser utilizado como crédito nos cursos de pós-graduação oferecidos pela nossa instituição. Isso significa que, ao ser aprovado, você poderá eliminar uma disciplina do seu futuro curso de pós-graduação que tenha uma equivalência, facilitando o seu caminho rumo a uma formação ainda mais avançada.
Certificado reconhecido pelo MEC
Além disso, é importante destacar que o nosso certificado é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), garantindo a qualidade e a validade do seu aprendizado.
Curso pontuado no PEPC/CFC
Para os profissionais da Contabilidade, o curso é pontuado pelo Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), tornando-se um diferencial no seu currículo e contribuindo para o seu desenvolvimento profissional.
Professor
Mestre em Administração e Contador
O curso de extensão, com aulas ao vivo, tem como data de início, sempre, o dia 01, e como data de término o dia 30 de cada mês. Após a regular inscrição do aluno, que se efetiva com a confirmação do pagamento, o acesso à Plataforma de Ensino será imediato e o aluno deverá concluir o curso dentro do próprio mês para o qual tiver se inscrito. Transcorrido o período do curso, o acesso ao mesmo será automaticamente bloqueado.
As matrículas devem ser feitas exclusivamente pelo site da FBT.
Aproximadamente 30 horas-aula. A duração da carga horária compreende o tempo despendido, pelo aluno, para assistir às aulas ao vivo, para efetuar a leitura dos materiais de apoio, postar nos fóruns de debates e realizar a atividade de avaliação (prova) do curso.
Boleto, à vista, ou pelo cartão de crédito, por meio do sistema Paypal (não é sistema recorrente de pagamento).
Verifique se há cupom de desconto e o utilize, no ato da sua matrícula.