Saiba o que é Compliance Tributário e sua importância para as empresas brasileiras

Indicamos

Torne-se um tributarista em dois anos

Ao concluir o curso, o aluno, além de receber o título de Tecnólogo em Gestão Financeira, terá duas certificações: Analista Tributário e Coordenador Tributário

Execução Fiscal, Exceção de Pré-executividade e Ação Declaratória – Ao Vivo

Curso de extensão com transmissão ao vivo. Professor: José Rodrigo Dorneles Vieira (Procurador da Fazenda Nacional).

FBT lança Global MBA em Tax Management and Compliance

Uma das grandes novidades da FBT para 2020 será o lançamento do Global MBA em Tax Management and Compliance,...

Usado em diversas áreas e bastante comentado no ambiente organizacional e corporativo, o Compliance, que vem do verbo em inglês “to comply” que significa “agir de acordo com a regra”, tem se tornado cada vez mais importante para as empresas e também para os profissionais que buscam agregar um diferencial em sua carreira.

Dentro das empresas e organizações, o Compliance basicamente é a obrigação de estar em conformidade com o cumprimento de leis, diretrizes, regulamentos internos e externos, buscando diminuir riscos relacionados à reputação e o risco legal/regulatório.

Quando refere-se a Compliance Tributário, basicamente trata-se do dever de encontrar-se em conformidade com as “regras” relacionadas às questões tributárias.

Englobando o escopo das atividades que envolvem a efetivação do Compliance Tributário no dia a dia das empresas, podemos elencar o pagamento de tributos, a entrega de obrigações acessórias, a guarda de arquivos digitais e controle dos XML, o monitoramento de CNDs e a auditoria e cruzamento de escriturações.

A importância do Compliance Tributário no Brasil

Desde 2014, a Lei Anticorrupção no Brasil tem incentivado empresas a tomar medidas de organização fiscal. Além disso, multinacionais não estão vendo com bons olhos empresas que estejam desatentas ao compliance tributário.

Em frente a este cenário, profissionais especializados na área tem sido cada vez mais procurados para atuarem em empresas e grandes corporações. Já que a aplicação do compliance tributário tem a função de minimizar riscos ao adequar os processos às tributações vigentes.

A Faculdade Brasileira de Tributação – FBT, compreendeu a seriedade do Compliance Tributário diante dos mais de 90 tributos e dezenas de obrigações acessórias em nosso país, e disponibilizou no mercado o curso de Especialização em Compliance e Gestão Tributária presencial em São Paulo. Caso tenha interesse em saber mais sobre o curso, acesso o link abaixo.

https://fbtedu.com.br/pos-graduacao/compliance-e-gestao-tributaria-presencial/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas postagens

Torne-se um tributarista em dois anos

Ao concluir o curso, o aluno, além de receber o título de Tecnólogo em Gestão Financeira, terá duas certificações: Analista Tributário e Coordenador Tributário

Relacionados

X