fbpx

Pós-graduação EAD: saiba como conciliar seus estudos com a vida profissional

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Realizar uma pós-graduação pode aumentar os salários em até 53,7%

Você sabia que um profissional com pós-graduação no currículo pode receber salários com valores até 53,7% superiores aos pagos para quem não vivenciou a experiência desse tipo de formação? Pois é! No caso da iniciativa privada, o aumento dos salários ocorre sobretudo devido às promoções e responsabilidades adicionais concedidas a esses profissionais que buscam uma qualificação de alto nível para impulsionarem suas carreiras. Já no serviço público, boa parte dos órgãos têm legislações e normas para a concessão do Adicional de Qualificação para seus servidores.

Em geral, os alunos interessados na pós-graduação conciliam o exercício das suas profissões e os estudos necessários para realizarem o curso. Isso acontece principalmente no caso da pós-graduação EAD, que permite uma grande flexibilidade para os alunos acompanharem os conteúdos.

Nesse artigo, nosso objetivo é mostrar que é possível conciliar seu tempo entre estudos, trabalho e responsabilidades. Veja só:

1) Crie um planejamento para incluir a pós-graduação EAD na sua rotina

O primeiro passo para qualquer projeto – seja ele na vida pessoal ou na vida profissional – é ter um planejamento bem estruturado e adequado à sua realidade. Ao fazer o seu planejamento de estudos, você pode incorrer em dois erros muito comuns:

Fazer um planejamento pouco estruturado, ou seja, sem uma definição clara de quais são suas metas de estudo para cada semana do mês, por exemplo. Alguns alunos também deixam de fora do planejamento as datas importantes nas suas vidas, como entregas de projetos no trabalho ou os prazos para a conclusão de trabalhos na pós-graduação.

Ter um planejamento inflexível, extremamente restrito e inviável na vida prática. É evidente que você precisa ter sim um roteiro claro sobre quais são suas metas e objetivos, no entanto, é preciso ter uma “margem de manobra”. A vida é feita de imprevistos e, por isso, você precisa ter consciência de que eles acontecerão no meio da sua jornada.

Dito isso, recomenda-se que você comece seu planejamento a partir dos compromissos fixos, como seu horário de entrada e de saída no trabalho e o deslocamento necessário para realizar esse percurso.

Para quem trabalha em home office, há a vantagem adicional de economizar o tempo que seria gasto no trânsito, por exemplo. No entanto, é preciso ter um cuidado redobrado para que o trabalho não se misture com a vida pessoal ao ponto de atrapalhar a execução de demais projetos importantes para você, como a pós-graduação.

Em seguida, visualize na sua agenda quais são os períodos livres na semana que você poderia dedicar ao estudo da pós-graduação EAD. Diferentemente de um curso presencial, essa modalidade não exige a presença do aluno em um horário específico para acompanhar as

aulas. Isso traz uma maior praticidade para que ele possa ajudar os estudos ao tempo disponível na sua rotina.

2) Organize o seu cronograma

Uma das grandes vantagens ao optar por uma pós-graduação EAD é o alto nível de organização das informações do curso: o aluno recebe todos os dados necessários para viabilizar o seu estudo, como o acesso aos materiais de apoio, o cronograma de aulas e as disciplinas que serão estudadas ao longo do curso.

Um dos fatores mais primordiais para um estudo de qualidade é a organização do material: ao assistir às aulas, mantenha perto de você seu caderno para anotações ou utilize aplicativos como o Evernote e o OneNote para registrar os temas mais importantes sobre a aula.

Recomendamos que você tenha seções separadas no caderno físico ou no aplicativo para cada disciplina cursada: isso ajuda você a encontrar o material mais facilmente em uma consulta posterior, além de ajudar na compreensão do conteúdo.

Como a pós-graduação EAD é um curso mais prático e específico do que uma graduação, por exemplo, é muito comum os professores darem referências importantes para a sua carreira, como links de conteúdos adicionais e dicas profissionais. Por isso, ter um material organizado e com fácil acesso é importante não apenas para a realização das atividades avaliativas, mas também para que você aproveite todas as informações disponibilizadas pelos especialistas.

3) Tenha um ambiente de estudo adequado

O ambiente de estudos é um dos elementos mais importantes para que você possa aproveitar o conteúdo da sua pós-graduação EAD!

Recomendamos que você estude em um lugar silencioso, com uma boa iluminação e com espaço suficiente para que você fique confortável ao sentar e acessar o conteúdo do curso. Acreditamos que tudo na vida é uma questão de equilíbrio e, assim, é possível equilibrar o tempo necessário para a família e também para os estudos!

Uma das vantagens da pós-graduação EAD do Estratégia é a possibilidade de fazer o download dos conteúdos em PDF: você pode estudá-los mesmo em locais sem acesso à internet.

4) Exercite a atenção plena para um estudo de qualidade

Uma das maiores preocupações de quem faz uma pós-graduação EAD é ter pouco tempo disponível na semana para realizar os estudos e acompanhar as aulas. Como comentamos anteriormente, esse formato de curso é muito mais flexível do que uma pós-graduação tradicional, sem perder a qualidade e a densidade de conteúdo das aulas presenciais.

Para quem tem pouco tempo para estudar, além de um planejamento eficiente, é preciso prestar atenção à qualidade das horas dedicadas à atividade. Vemos muitos alunos que possuem rotinas bem atarefadas, no entanto, conseguem ter um excelente desempenho porque eles exercitam a atenção plena às aulas no momento de estudo.

Isso significa que, ao abrir as aulas, o aluno consegue manter o foco no conteúdo estudado e efetivamente estar presente naquele contexto, sem desviar a atenção com assuntos secundários. Existem algumas dicas que ajudam a exercitar o foco:

Feche todas as abas do navegador que não estejam relacionadas à aula em estudo. Imagine que o professor está na sua frente de forma presencial e síncrona e, portanto, você não deve ter outras distrações para não perder o conteúdo. É evidente que você pode sim voltar a um ponto do conteúdo que apresente mais dúvidas, contudo, esse exercício pode te ajudar a estar 100% presente ao assistir à aula.
Desative o Whatsapp Web no momento de estudo. As notificações podem te distrair e, assim, pode ser necessário avisar à família que aquele é seu momento de estudo e, em caso de urgência, seus parentes e/ou amigos podem ligar para entrar em contato.
No caso de lugares barulhentos, como condomínios próximos às avenidas principais das cidades, usar um fone com isolamento acústico e/ou manter as janelas fechadas pode ajudar a manter a sua concentração na aula.
Tenha água disponível perto de você: isso evita distrações e idas desnecessárias à cozinha, por exemplo, que podem te distrair com responsabilidades domésticas e demais afazeres.
Outro ponto importante sobre o foco é ter um estudo ativo: apenas assistir às videoaulas, por exemplo, pode ser cansativo se você tiver vivenciado um dia muito corrido antes da aula (no caso dos alunos que estudam à noite). Por isso, fazer um estudo ativo ajuda a melhorar a sua concentração e também a retenção do conteúdo analisado.

Ter um estudo ativo significa:

Fazer anotações sobre o conteúdo enquanto lê o material em PDF ou assiste às vídeo aulas;
Criar seus próprios mapas mentais sobre os principais tópicos da matéria;
Realizar grifos no material escrito: eles podem servir como uma excelente ferramenta de revisão ao concluir a disciplina;
Enviar perguntas nos fóruns de dúvidas caso haja algum ponto do conteúdo que não ficou tão claro para você.

Quais são as opções de pós-graduação EAD oferecidas pela FBT?

  • Direto tributário e Contabilidade Tributária
  • Planejamento Tributário
  • Compliance e Gestão Tributária
  • Gestão Financeira e Tributária
  • Global Tax MBA

Sobre a FBT

A FBT é a primeira e única faculdade, no Brasil, especializada e focada na área tributária.

Oferecemos cursos de graduação e pós-graduação EAD regulados pelo MEC pela Portaria nº 806 de 8/10/2020.

Últimas Postagens

Siga-nos

Assine a nossa Newsleter

Fique por dentro de todas as notícias da FBT

Seja um Polo FBT!

Tenha seu próprio Polo de Faculdade Tributária. Venha empreender com a gente.

FBT Projetos

A FBT atua, estrategicamente, nas áreas tributária, financeira, societária e de gestão de empresas.

Mentoria Tributária

Programa de desenvolvimento profissional que orienta, capacita e aumenta a performance de estudantes e profissionais na área tributária.