fbpx

Carreiras tributárias para você investir e sair ganhando!

Se por um lado os últimos anos não foram anos fáceis no que se refere ao mercado de trabalho, por outro, os anos de crise podem ser muito vantajosos para algumas carreiras, especialmente para a área tributária. Afinal, após tantos escândalos envolvendo grandes empresas, tanto públicas quanto privadas, o controle de processos financeiros e tributários se tornou prioridade na busca de boa governança corporativa e transparência na gestão das empresas. Sendo assim, destacamos abaixo 4 áreas para você escolher e investir.

1) Profissional de Planejamento Tributário

Profissional responsável pela execução do planejamento tributário, identificando oportunidades e evitando riscos e gastos desnecessários. Busca a redução de impostos e um cenário de incertezas econômicas. Demanda olhar analítico e estratégico, com foco no planejamento de tributos e finanças. Formação necessária: Gestão Financeira e Tributária com especialização ou pós-graduação nestas áreas.

2) Gerente Tributário

O sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e, diante de uma crise, esse profissional pode trazer oportunidades e ganhos econômicos. É responsável pela gerência de declarações tributárias das corporações, pela otimização dos processos de pagamento de impostos, além de negociar com órgãos governamentais orientando a empresa em assuntos de natureza fiscal. Formação necessária: Ciências contábeis, administração, economia,direito ou graduação tecnológica em gestão financeira e tributária. É desejável possuir pós-graduação em cursos  destas áreas.

3) Advogado Tributarista

Como a matriz tributária no Brasil é extremamente complexa, trata-se de profissional fundamental em todas as corporações, principalmente em tempos de crise, pois atua na redução da carga de impostos, agindo como uma ponte entre governo e empresas. Tem o papel de defensor em processos administrativos e judiciais, através de consultas que visam a esclarecer o cumprimento das obrigações tributárias. Além disso, é responsável pelo planejamento tributário, visando a redução fiscal e trabalhando em parceria com a equipe fiscal em fusões e aquisições de empresas.

4) Controller

Com a atual situação econômica, faz-se necessário um maior acompanhamento das operações, para que as matrizes e acionistas tenham base, em suas decisões. Assim, é importante contar com o conhecimento de um profissional tático, que opere como uma ponte entre as áreas operacionais e estratégicas. Dessa forma, o trabalho do controller é acompanhar toda a operação da empresa, sob o ponto de vista financeiro, gerando relatórios e indicadores, além de apresentar dados que ajudem a matriz e/ou acionistas, nas tomadas de decisão. Formação necessária: Ciências contábeis, administração ou economia.  É importante, ainda possuir proficiência em inglês, bom relacionamento interpessoal, visão de negócio e forte conhecimento na área contábil.

Esses foram apenas alguns exemplos de profissionais das áreas de tributação e finanças, que estão em alta, mas há muitos outros cargos com alta demanda no mercado, nessas mesmas áreas, devido à crise. Por isso, investir em educação é o melhor caminho e a FBT, faculdade pioneira no Brasil em cursos EAD, com foco em tributos, tem uma rede de profissionais especialistas na área. Dá uma olhada nos nossos cursos, torne-se também um especialista e conquiste ainda mais oportunidades diferenciadas de trabalho.

Sobre a FBT

A FBT é a primeira e única faculdade, no Brasil, especializada e focada na área tributária.

Oferecemos cursos de graduação e pós-graduação EAD regulados pelo MEC pela Portaria nº 806 de 8/10/2020.

Últimas Postagens

Siga-nos

Assine a nossa Newsleter

Fique por dentro de todas as notícias da FBT