3 práticas de Governança Corporativa

Indicamos

Torne-se um tributarista em dois anos

Ao concluir o curso, o aluno, além de receber o título de Tecnólogo em Gestão Financeira, terá duas certificações: Analista Tributário e Coordenador Tributário

Execução Fiscal, Exceção de Pré-executividade e Ação Declaratória – Ao Vivo

Curso de extensão com transmissão ao vivo. Professor: José Rodrigo Dorneles Vieira (Procurador da Fazenda Nacional).

FBT lança Global MBA em Tax Management and Compliance

Uma das grandes novidades da FBT para 2020 será o lançamento do Global MBA em Tax Management and Compliance,...

Qualquer tipo de organização deve aplicar boas práticas de governança corporativa. Seja uma empresa de médio ou grande porte, seja uma sociedade anônima ou limitada, é necessário implantar um sistema que gere a organização, envolvendo o relacionamento de todos os setores.

No post de hoje, daremos alguns exemplos de práticas desse sistema, a governança corporativa. Antes, explicaremos um pouco o que ela é.

O que é governança corporativa?

Aqui no Brasil, existe o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, órgão de referência no tema, que define o sistema da seguinte forma:

“Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

Ela é, então, o motor da melhoria no desempenho empresarial e se baseia em 4 princípios básicos:

  • Transparência: disponibilizar para todas as partes interessadas as informações capazes de contribuir positivamente para o clima organizacional, e não só as informações que tem sua publicidade imposta por lei ou regulamento.
  • Equidade: tratar de forma igual e justa todos os sócios e partes interessadas.
  • Prestação de contas: possibilita o controle da atuação dos agentes da empresa, bem como sua responsabilização individualizada.
  • Responsabilidade corporativa: os colaboradores da empresa devem agir de forma responsável, de modo a contribuir para a saúde financeira e administrativa da organização.

As boas práticas de governança corporativa

Baseando-se nos princípios de governança corporativa, as boas práticas devem ser alinhadas com os interesses da empresa, no sentido de otimizar o valor da organização, contribuindo para seu desenvolvimento de forma sustentável, bem como para sua longevidade e qualidade. Podemos citar 3 boas práticas de governança corporativa!

Criação de órgãos internos

A primeira medida a ser feita para melhor implementar o sistema de governança corporativa é definir quais as diretorias da sua organização, que recebem o nome de órgão de governança. São exemplos desses órgãos o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal, os Conselhos de Auditoria (interna e externa) e a Diretoria.

Com a criação desses conselhos, é possível adotar uma prática essencial em uma empresa: a evidenciação da hierarquia, por meio da qual cada funcionário saberá exatamente a quem responder, e será responsabilizado de modo correto.

Realização de reuniões periódicas para acompanhar os projetos

As reuniões entre as equipes, os sócios, e as reuniões dos conselhos servem para alinhar as ações de uma empresa em respeito às suas diretrizes e às suas metas. É a melhor saída para manter um controle administrativo eficiente e analisar o desenvolvimento da organização.

É igualmente importante registrar os frutos dessas reuniões, que integrarão o histórico da empresa, podendo ser divulgados para fomentar o princípio da transparência. Juntamente com os balanços financeiros, esse registro é muito requisitado por potenciais investidores!

Formação de um Conselho Consultivo

A variedade de experiências de profissionais qualificados não pode ser desperdiçada com a ausência desse conselho. Formá-lo é, em outras palavras, investir no futuro da empresa, uma vez que cada decisão a ser tomada será muito bem fundamentada e melhor orientada.

Você gostaria de citar outra prática de governança corporativa? Deixe um comentário. Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos gratuitos exclusivos!

A FBT possui um curso de extensão sobre Governança Corporativa, com aulas presenciais ou EAD.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas postagens

Torne-se um tributarista em dois anos

Ao concluir o curso, o aluno, além de receber o título de Tecnólogo em Gestão Financeira, terá duas certificações: Analista Tributário e Coordenador Tributário

Relacionados

X