Tecnólogo em Gestão Financeira

Torne-se um Tecnólogo em Gestão Financeira, em dois anos, e esteja apto
a enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
Processo seletivo:
Agende sua prova
| Ingresso de diplomado | Ingresse com sua nota do ENEM

Por que devo fazer Graduação na FBT?

A FBT é a única Faculdade, no Brasil, especializada na área tributária. A expertise da FBT, nesta área, a habilita a ofertar um curso de graduação com o objetivo de entregar, ao mercado de trabalho, profissionais extremamente preparados para ocupar cargos de destaque no Setor de Gestão Financeira e de Tributos. O Curso de Graduação da FBT tem o objetivo de possibilitar ao aluno reconhecer problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercitá-los, em diferentes graus de complexidade, no processo da tomada de decisão, nas áreas financeira e tributária.

Por que fazer graduação tecnológica em gestão financeira, com ênfase na área tributária

O curso pretende entregar ao mercado profissionais preparados para ocupar cargos de destaque no Setor de Gestão Financeira e de Tributos. A graduação da FBT tem o objetivo de formar profissionais com domínio técnico sobre a gestão financeira e tributária das empresas e dos órgãos públicos. O campo de atuação dos profissionais com formação em Gestão Financeira, com ênfase na área de Gestão Tributária, é bastante amplo, pois todas as organizações têm um departamento responsável pela gestão de seus tributos. Assim, o Gestor de Tributos, ao garantir que as normas referentes à arrecadação de impostos e obrigações tributárias sejam cumpridas, é não só um dos responsáveis pelo compliance tributário das empresas, mas também pelo adequado e eficaz planejamento tributário dos entes empresariais.

Mercado de trabalho

O aluno do curso terá um vasto mercado de trabalho e poderá prestar assessoria em empresas de contabilidade, escritórios de advocacia, sendo o agente responsável por auxiliá-los no cumprimento da legislação tributária. O egresso do curso poderá atuar, também, em empresas de diversos segmentos e portes ou como consultor independente. No setor público, o egresso do curso poderá realizar concursos públicos, visando a tornar-se Auditor Fiscal em uma três esferas da Administração: federal, estadual ou municipal, com salários que giram entre seis e vinte mil reais.

Amplo campo de atuação do gestor financeiro

Seja qual for o nicho de atuação da empresa, contar com um gestor financeiro é essencial para os negócios. Afinal, ele é o responsável, não apenas pelo controle financeiro — receitas e despesas —, mas também por manter o equilíbrio das finanças, além de zelar pelo planejamento estratégico e tributário e a gestão de toda a área. Com uma visão analítica, o gestor financeiro participa, ativamente, da tomada de decisões corporativas, alinhadas aos objetivos do negócio. Pode propor estratégias para captação de investimentos e ampliar a receita, definir o plano orçamentário para alocação de recursos e avaliar a redução de custos, sempre que for preciso.

Amplo campo de atuação do gestor tributário

O campo de atuação dos profissionais com formação em Gestão Tributária é bastante amplo, pois todas as organizações têm um departamento responsável pela gestão de seus tributos. Assim, o Gestor de Tributos, ao garantir que as normas referentes à arrecadação de impostos e obrigações tributárias sejam cumpridas, é não só um dos responsáveis pelo compliance tributário das empresas, mas também pelo adequado e eficaz planejamento tributário dos entes empresariais.

Informações sobre o curso

Módulo Básico

  • Comunicação Empresarial
  • Fundamentos da Gestão
  • Contabilidade Gerencial
  • Direito Constitucional Tributário
  • Matemática Financeira


Módulo Financeiro Contábil

  • Gestão de Custos
  • Mercado de Capitais
  • Auditoria
  • Controladoria
  • Contabilidade Tributária

Módulo Jurídico e Tributário

  • Fundamentos de Direito Empresarial
  • Fundamentos do Processo Tributário
  • Direito Infraconstitucional Tributário
  • Tributação Aduaneira
  • Planejamento Tributário

Módulo Econômico e de Gestão Tributária

  • Análise de Cenários Econômicos
  • Gestão de Contribuições e Taxas
  • Gestão de Tributos Indiretos: IPI e ICMS
  • Gestão de Tributos Diretos: IR e CSLL
  • Gestão de Tributos Municipais
As provas presenciais deverão ser realizadas no Polo da FBT que tiver sido escolhido no ato da matrícula. O curso tem carga horária de 1600 horas-aula.

Formas de ingresso

Agende a sua prova. Você pode realizar o agendamento pelo Whatsapp (51) 99894-5773 ou pelo e-mail coordenacaoacademica@fbtedu.com.br e definir a melhor data e horário, conforme a sua disponibilidade.

O vestibular pode ser agendado de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

Todas as pessoas que tiverem concluído o Ensino Médio poderão ingressar no curso de graduação da FBT.

Poderão ingressar, como Diplomado, no curso de graduação da FBT, todos aqueles que já que tenham concluído um curso superior, em qualquer Instituição de Ensino Superior do país.As inscrições estão permanentemente abertas, pelo Whatsapp (51) 99894-5773, de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h, ou pelo e-mail coordenacaoacademica@fbtedu.com.br.

Não é necessário que o diplomado realize o vestibular, para ser selecionado.

Qual a documentação necessária para fazer a matrícula?

O candidato deverá enviar o seu RG, CPF e Certificado de Graduação, para o e-mail coordenacaoacademica@fbtedu.com.br, com o título “Ingresso de Diplomado”.

Candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, poderão ingressar no curso de Graduação da FBT. O candidato deverá ter média igual ou superior a 450 pontos no Exame. O aluno poderá optar por utilizar a sua nota do Enem, ao invés do vestibular, como forma de ingresso na Graduação.

Inscreva-se, contatando pelo fone (51) 998945773, de segunda a sexta-feira da, 14h às 18h, ou pelo e-mail coordenacaoacademica@fbtedu.edu.br.