Unidades Temáticas
(i) Casuística; (ii) Compliance tributária (Relatórios de Tesouraria); (iii) Jurisprudência (Administrativa e / ou Judicial) e Casos Principais; (iv) Deveres instrumentais relativos aos preços de transferência.
Estudo de caso: Jurisprudência e/ou relatórios para órgãos de administração de tributos.
(i) Casuística; (ii) Compliance tributária (Relatórios de Tesouraria); (iii) Jurisprudência (Administrativa e / ou Judicial) e Casos Principais; (iv) Deveres instrumentais relativos aos preços de transferência.
Estudo de caso: Jurisprudência e/ou relatórios para órgãos de administração de tributos.
(i) O país assinou o Tratado Multilateral Anti-BEPS? Se não assinou o Tratado Anti-BEPS, foram produzidas regras unilaterais? (ii) Efeitos da assinatura ou não do Tratado de Intercâmbio Global de Informações.
Estudo de caso: consultoria aplicada e tendências em fiscalizações reais implementadas.
(i) CFCs (“Sociedades Estrangeiras Controladas”); (ii) PFICs (“Companhia de Investimento Estrangeiro Passivo”); (iii) Venda Indireta de Ações; (iv) Controle Fiscal do Planejamento Tributário entre Empresas; (v) Repatriação de Fundos (vi) Crédito Tributário Estrangeiro; (vii) Duração do certificado de residência e outras regras básicas de conformidade.
Estudo de caso: Jurisprudência e/ou relatórios do órgão de administração de tributo.
Detalhes do curso
Capacitar os vice-presidentes, presidentes, diretores e gerentes do setor privado em questões tributárias, além de funcionários e executivos dos principais órgãos administrativos fiscais da Europa e da América.
Oferecer aos alunos as ferramentas necessárias para entender e aplicar a legislação, sob o aspecto contábil e tributário, e estudar os conceitos, instituições e aspectos práticos da conformidade tributária.
Capacitar servidores públicos na definição, execução e avaliação de políticas tributárias, bem como no que se refere às novas funções geradas em matéria de controle, como conseqüência da internacionalização da economia e dos regulamentos aplicáveis, de acordo com as orientações da OCDE, especialmente nos seus planos de ação BEPS.
Dar aos alunos instrumentos de gestão e negociação pública, treiná-los como profissionais com habilidades gerenciais de sua profissão em um ambiente fiscal global, multidisciplinar e em mudança, especialmente para aqueles que trabalham em Órgãos de Administração de Tributos; justamente porque o BEPS / OCDE introduz mecanismos alternativos na resolução de conflitos (por exemplo, arbitragem), quando os benefícios dos acordos para eliminar a dupla tributação de renda sob o “Tratado Tributário Multilateral do BEPS” são anulados.
Módulo: América do Sul (Inbound – Outbound)
1.1. Brasil – março 2020
1.2. Argentina – abril 2020
1.3. Uruguai – maio 2020
Módulo: América do Norte (Inbound – Outbound)
2.1. USA – junho 2020
2.2. Canadá – julho 2020
2.3. México – agosto 2020
Módulo: América do Sul II e América Central (Inbound – Outbound)
3.1. Perú – setembro 2020
3.2. Chile – outubro 2020
3.3. Colombia – novembro 2020
3.4. Venezuela – janeiro 2021
3.5. Costa Rica – fevereiro 2021
3.6. Equador – março 2021
Módulo: Europa (Inbound – Outbound)
4.1. Espanha – abril 2021
4.2. Itália – maio 2021
Nossa metodologia é baseada em sessões síncronas com o professor e outros alunos e em estudos individuais dos alunos para analisar os casos e materiais. Permite trabalhar com flexibilidade de horários e locais, com a mesma qualidade dos cursos presenciais.
Em relação a cada um dos países, os professores devem administrar o conteúdo dos quatro tópicos, uma vez que esses tópicos devem ser apresentados no período aproximado de um mês.
Durante esse período, serão realizadas quatro aulas síncronas, nas quais os professores discutirão o conteúdo dos quatro tópicos (um tópico para cada sala de aula) e alguns casos práticos, que serão informados, antes de tudo, aos alunos, antes da data de realização de classes síncronas. No caso de o aluno perder aulas síncronas, você pode visualizá-las mais tarde, pois elas serão gravadas e disponibilizadas na Plataforma de Ensino FBT.
Assim, os quatro tópicos do curso devem ser tratados da seguinte forma:
Os professores indicarão:
* Bibliografía para leitura, para cada um dos 4 tópicos;
* Quatro estudos de caso que serão discutidos em quatro salas de aula on-line ao vivo de 2 horas cada, com os alunos. O professor deve discutir um estudo de caso na sala de aula.
Os alunos devem concluir:
* Leitura de todos os materiais de cada módulo;
* Estudar cada um dos caso que serão discutidos com os professores de cada país;
* Assistir e participar, com comentários, das quatro aulas on-line, ao vivo, de cada país, sendo uma aula para cada disciplina do curso.
Finalmente, o aluno fará uma tese no final do curso, que servirá como requisito de apoio para aprovação e obtenção do título de especialista Lato Sensu, que será corrigido pelos Professores designados pela FBT. No final de cada módulo, não haverá uma nota por módulo, mas, pelo contrário, a nota será dada, apenas e exclusivamente, com a apresentação do trabalho final do curso.
Co-diretores do curso

Michael Zavaleta

Felipe Ferreira Silva

Luiz Alberto Pereira Filho
Corpo docente

Peter Byrne

Allison Christians

Juan Pablo Godoy Fajardo

Patricio Masbernat

Michael Zavaleta

PEDRO JOSÉ CARRASCO PARRILLA

CRISTIÁN J. BILLARDI

ANDREA QUATTROCCHI

ADDY MAZZ

SERVILIANO ABACHE CARBAJAL

MIGUEL A. ELIZONDO SOTO

ALEXANDRE SICILIANO

LEONARDO MORAES E CASTRO

MARCO RODRIGUEZ

RAMON TOMAZELA

GONZALO QUIROZ

DARIO RAJMILOVICH

RAFAEL GONZÁLEZ SABORÍO



Escolha seu Polo
Bem-vindo à
Faculdade Brasileira de Tributação.
Para conhecer o polo de sua região, clique em permitir acima ou selecione abaixo: