fbpx

Saiba definitivamente se a carreira de tributarista é para você

Um profissional de excelência, bem qualificado, com visão geral do negócio da empresa: essas são as características que estão cada vez mais em alta no mercado, principalmente no que tange à área tributária. Boas oportunidades e boa remuneração seduzem os profissionais, que buscam especializar-se com cursos da área de tributação, fator determinante para indicar se a carreira de tributarista será bem sucedida. Será que ela combina com você? Veja as habilidades e competências necessárias para ter sucesso!

Atenção ao mercado

Com a crise que se arrasta no país já há algum tempo, é provável que a demanda por profissionais relacionados ao mercado financeiro e tributário continue crescendo. Um tributarista é peça fundamental para a gestão da empresa em meio ao arrocho que tantas delas se encontram. A busca por soluções em questões tributárias é muito superior ao número de profissionais qualificados que estão disponíveis, e numa lógica simples de mercado, é um ótimo momento para buscar mais conhecimento e se colocar à disposição. A remuneração pelo serviço demonstrará isso por si só!

Trabalho minucioso

Ter competência para assistir o cliente em processos administrativos e judiciais na área tributária não é tão simples. O sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e cheio de particularidades, seja numa declaração de imposto de renda, numa substituição tributária ou no planejamento tributário que visa à redução fiscal. É necessário ter um olho analítico e estratégico ao mesmo tempo para se destacar!

Habilidades específicas de um tributarista

Como todo bom profissional de qualquer área, a carreira de tributarista demanda ética, honestidade, integridade, comprometimento, flexibilidade, dentre outras características. A especificidade do sistema tributário, porém, demanda do tributarista habilidades pouco usuais em outras áreas. Frente a uma questão complexa, é necessária a análise geral do contexto de onde surgiu a questão, o que diminui as chances de deixar passar variáveis importantes. Saber decifrar a questão em formas graficamente apresentáveis (organogramas, árvores decisórias) pode facilitar a transmissão das informações mais difíceis àqueles que se situam fora do sistema tributário (clientes, profissionais de outras áreas). São habilidades que podem ser adquiridas em um aprendizado mais direcionado à carreira tributária, sempre com muita pesquisa.

A busca por conhecimento

Além das habilidades e da atenção às necessidades do mercado, a peça-chave para se tornar um tributarista de sucesso é a especialização, obtida nos cursos de pós-graduação. A complexidade da carreira do tributarista demanda um aprofundamento nos conhecimentos básicos adquiridos na graduação, uma atualização constante e uma imersão minuciosa e confiável nos conteúdos que permeiam o sistema tributário. Um curso ou MBA de tributação, por exemplo, apresentará ferramentas de contabilidade fiscal, conhecimentos sobre demonstrações financeiras ou avaliações de empresas, técnicas de negociação, legislação pertinente ao tema, dentre outros temas de várias áreas de conhecimento.

Convém lembrar que um curso de tributação ou MBA de tributação pode ser realizado não só por bacharéis em Direito, mas como também por profissionais provenientes da Contabilidade, Administração, Economia. Há, na verdade, um interesse do mercado em incentivar a interdisciplinariedade, que promove melhor a construção de soluções para os problemas de determinada empresa.

Uma atuação diferenciada e transformadora, características marcantes de um profissional qualificado, passa pela junção de campos de conhecimento adquiridos na especialização, o que possibilita uma ampla visão dos negócios na carreira tributária.

Sobre a FBT

A FBT é a primeira e única faculdade, no Brasil, especializada e focada na área tributária.

Oferecemos cursos de graduação e pós-graduação EAD regulados pelo MEC pela Portaria nº 806 de 8/10/2020.

Últimas Postagens

Siga-nos

Assine a nossa Newsleter

Fique por dentro de todas as notícias da FBT