Coordenador do curso de Compliance e Gestão Tributária fala sobre o 2° semestre

Indicamos

Torne-se um tributarista em dois anos

Ao concluir o curso, o aluno, além de receber o título de Tecnólogo em Gestão Financeira, terá duas certificações: Analista Tributário e Coordenador Tributário

Execução Fiscal, Exceção de Pré-executividade e Ação Declaratória – Ao Vivo

Curso de extensão com transmissão ao vivo. Professor: José Rodrigo Dorneles Vieira (Procurador da Fazenda Nacional).

FBT lança Global MBA em Tax Management and Compliance

Uma das grandes novidades da FBT para 2020 será o lançamento do Global MBA em Tax Management and Compliance,...
Foto: Arquivo pessoal

Caio Augusto Takano, Coordenador do Curso de Especialização em Compliance e Gestão Tributária da FBT, Doutor e Mestre em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Universidade de São Paulo – USP, Juiz Titular e Vice-Presidente de Câmara do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo – TIT/SP e autor do livro “Deveres Instrumentais dos Contribuintes: Fundamentos e Limites” (Quartier Latin, 2017), expõe nesta entrevista um pouco sobre sua trajetória na área e as expectativas que permeiam a entrada do 2° semestre de 2019 para o curso de Especialização em Compliance e Gestão Tributária.

1. Nos conte um pouco sobre a sua experiência na área de Compliance e Gestão Tributária e em como se tornou coordenador do curso da FBT.

Tenho me especializado na área de compliance há cerca de 10 anos, desde que me formei. Foi objeto da minha dissertação de mestrado e também tem sido objeto de estudos, aulas e palestras minhas, e igualmente da minha atividade profissional, sempre com a preocupação de conseguir contribuir com a área fiscal, a partir de uma visão crítica e reflexiva, que ajude o profissional não apenas a entender as obrigações acessórias (o que, por si, já é um desafio hercúleo!) como entender quais os limites que o Fisco está sujeito quando exige entrega de declarações ou documentos fiscais. Em razão dessa experiência prática e acadêmica que recebi o convite do Luiz para entrar no time da FBT e coordenar o curso de Compliance e Gestão Tributária em São Paulo!

2. Qual o diferencial do curso de Especialização em Compliance e Gestão Tributária em frente ao mercado atual?

Além de um estudo com foco em casos e na prática profissional, se eu tivesse que escolher apenas um, diria que certamente é a quantidade de horas dedicadas ao estudo aprofundado dos módulos do Sped. Somadas, temos cerca de 120 horas de estudo do compliance operacional, i.e., do cumprimento de obrigações acessórias pela empresa, convidando sempre grandes nomes da área fiscal que atuam na área, como contadores, auditores e agentes fiscais.

3. Quais os principais temas abordados do curso? O aluno posso ingressar com que expectativas?

No curso abordamos todos os assuntos ligados à tributação ou à gestão da empresa. Então, o aluno poderá ter a expectativa de aprender sobre todos os tributos incidentes sobre a atividade empresarial (IRPJ, CSLL, PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI), sempre com foco no planejamento estratégico, como também outros assuntos relevantes ligados à atividade empresarial, como legislação trabalhista, falência, recuperação de créditos, estratégias no contencioso judicial e administrativo etc. Além, claro, de poder contar com aulas que ensinarão o compliance das obrigações acessórias no dia-a-dia.

4. Quais as novidades que nortearão o segundo de semestre de 2019?

Teremos aulas com grandes nomes da área fiscal. Por exemplo, quem ministrará a aula sobre eSocial será ninguém menos do que a Profa. Tânia Gurgel. Na aula sobre cruzamento de informações fiscais, teremos um ex-auditor da Receita Federal do Brasil. Então, será um semestre de muita expectativa quanto ao aprendizado nas aulas expositivas. Também passaremos a transmitir online nossas aulas, permitindo que o Brasil inteiro possa participar das aulas e ter acesso a esses professores, cuidadosamente escolhidos! Teremos, ainda, pela primeira vez, um seminário de compliance organizado pela FBT. São muitos projetos que estamos desenvolvendo no momento. Só posso dizer que será um semestre incrível, de muitas novidades!

As inscrições para o curso de Especialização em Compliance e Gestão Tributária que inicia 17/08 estão abertas. A primeira disciplina do 2° semestre de 2019 será “Recuperação de créditos e pedidos administrativos fiscais” com o Prof. Ronaldo Apelbaum. Não perca esta oportunidade de investir em sua carreira!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas postagens

Torne-se um tributarista em dois anos

Ao concluir o curso, o aluno, além de receber o título de Tecnólogo em Gestão Financeira, terá duas certificações: Analista Tributário e Coordenador Tributário

Relacionados

X