fbpx

Análise: Pós-graduação a distância ou presencial?

Indicamos

Fim do voto de qualidade impulsiona decisões favoráveis aos contribuintes no CARF

A exclusão da vitória do Fisco, nos casos de empate em votações pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF),...

Julgamento sobre créditos de ICMS inicia com voto favorável aos contribuintes no STF

Na última sexta-feira, 07/08, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu início, pelo Plenário Virtual, ao julgamento do RE 601.967,...

Não incide contribuição previdenciária sobre o salário maternidade

Com o placar de 7 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou nesta terça-feira, dia 04/08, o...

O número de faculdades e cursos superiores no Brasil vem crescendo nas últimas décadas, e muitas perguntas surgem em torno da forma como a educação se estrutura com as mudanças. Um fenômeno que se apresentou com esse boom dos cursos superiores foi a pós-graduação a distância (EaD), como alternativas às especializações presenciais. Mas qual a real diferença entre essas duas modalidades de pós-graduação? Qual a mais indicada para você? Confira com a gente essas questões neste post!

Pós-graduação a distância x presencial

As diferenças entre as duas modalidades de pós-graduação se dá em diversos pontos, e, como exemplos, citamos:

  • Horários: na EaD, aluno e professor não se encontram na mesma hora e local para que as aulas aconteçam, uma vez que as aulas são transmitidas online ou via satélite. Isso possibilita ao aluno criar horários flexíveis e compatíveis com sua rotina e disponibilidade. Já na educação presencial, os horários das aulas são marcados e fixos, e normalmente diários.

  • Frequência: no ensino a distância, a frequência é contabilizada por meio de atividades e trabalhos a serem entregues virtualmente nas plataformas; já na educação presencial, ela é contabilizada na sala de aula, pelo professor.

  • Custos: notoriamente, os custos são menores no caso de EaD, uma vez que as mensalidades são de 10% a 15% mais baratas, se comparadas às mensalidades de cursos presenciais, e o aluno não tem gastos com alimentação e transporte.

Outra questão muito importante deve ser levada em consideração na análise das pós-graduações, o aprendizado.

O aprendizado

Algumas pessoas têm receio a respeito da forma e da qualidade do aprendizado na EaD. Aqueles que optam por esse modelo de educação querem economizar tempo, ter uma rotina mais maleável e tranquila, comodidade, mas não querem abrir mão do aprendizado. E não há porque temer.

A grande diferença entre os métodos é o estudo por conta própria. Nos cursos presenciais, a grande vantagem é a presença do professor para tirar dúvidas e incentivar a melhora de desempenho, além de o aluno ter uma experiência pós-universitária mais enriquecedora. Por causa disso, o aluno que opta por cursos a distância precisa ser disciplinado e persistente.

A Faculdade Brasileira de Tributação compreendeu o grande benefício que o estudo a distância pode proporcionar aos alunos e está investindo na disponibilização de cursos de especialização e MBA na modalidade EAD. Entre eles estão a Especialização em Direito Tributário e Contabilidade TributáriaEspecialização em Planejamento TributárioEspecialização em Direito SocietárioEspecialização em Gestão do Esporte e Direito DesportivoMBA em Gestão de Riscos Corporativos e MBA em Gestão Financeira e Tributária.

As inscrições para as próximas turmas de Especialização e MBA a distância estão com desconto de 10% até 10/08. Não perca a oportunidade de dar um novo salto em sua carreira. Venha para a FBT. O futuro é dos especialistas.

Últimas postagens

Relacionados

X