+55 (51) 3073-1001 | 0800 602 0700 | Fale Conosco

PÓS-GRADUAÇÃO

  • Especialização em Direito Societário - Aplicado a Gestão da Empresa

Especialização em Direito Societário - Aplicado a Gestão da Empresa

PRESENCIAL


Últimas 7 vagas
Data de inicio: 02/09/2016

Confira modalidade presencial em: Porto Alegre   






ENTIDADE CAPACITADORA CREDENCIADA JUNTO AO CRC/RS E CFC

 

Data de Início: 02/09/2016

Dias das aulas:
Preferencialmente, em semanas alternadas, às sextas-feiras, das 18h30min às 22h30min, e aos sábados, das 8h30min às 13h.

 

Carga Horária:
A carga horária do curso será de 360 horas-aula, distribuídas em 4 semestres (módulos).


Objetivos do curso:
O significativo crescimento econômico brasileiro, nos últimos 20 anos,  levou ao crescimento de algumas áreas do Direito, tais como a do Direito Societário que, por sua vez, foi amplamente modificado após a introdução da Lei nº 6404/76 e, principalmente, pelo Código Civil de 2002.
Sendo assim, este curso visa a propiciar ao aluno uma visão sistêmica e prática do Direito Societário, percorrendo, desde os conceitos teóricos gerais até a estruturação de determinadas operações societárias e a interação desta matéria com outras disciplinas.
 
Público alvo:
O curso é dirigido a gestores de empresas e profissionais das mais diversas áreas (gerentes e diretores de empresas), consultores e gestores financeiros e tributários, contadores, economistas, administradores e advogados.
 

Metodologia:

O curso segue a metodologia de ensino estabelecida pela FBT, fundamentada nos seguintes tópicos:
Leitura prévia da bibliografia indicada pela Coordenação do curso e resolução, pelos alunos, das questões de seminário (questionário), que deverão ser entregues na primeira aula de cada disciplina;
Aulas expositivas, com a resolução das questões de seminário;
Resolução, pelos alunos, de casos práticos apresentados pelo professor;
 
Procedimentos para a efetivação da matrícula:
 
1)  Faça sua matrícula diretamente no site, clicando no botão “Inscrições”;
 
2)  Após a inscrição, envie os seguintes documentos:
 
·        Contrato de prestação de serviços educacionais – pós-graduação (2 vias rubricadas e assinadas)
·        Fotocópia de comprovante de residência atualizado
·        Fotocópia do CPF (cadastro de pessoa física)
·        Fotocópia do documento de identidade (número de RG ou RNE)
·        Uma fotocópia autenticada do diploma ou declaração de conclusão do curso.
 
 
Importante: O Calendário Escolar poderá ser alterado, a critério da Coordenação do Curso, em virtude da agenda dos professores.
 
 
Matrículas e Inscrições:
Pelo site: www.fbtedu.com.br
Porto Alegre e Região Metropolitana: (51) 3073 1001
Demais Regiões: 0800 602 0700
E-mail: contato@fbtedu.com.br



• As sociedades limitadas

• As sociedades anônimas

• Governança corporativa

• IPO - Oferta pública de ações

• O planejamento tributário e a gestão estratégica da empresa

• A utilização das sociedades holdings na gestão tributária da empresa

• Paraísos fiscais, holdings e empresas offshore

• Contabilidade aplicada à gestão da empresa

• Gestão estratégica da empresa

• Negociação nas operações societárias

• Crime de lavagem de dinheiro

• Fusões, cisões, incorporações e aquisições (M&A)

• Mercado de capitais e relações com investidores

• Arbitragem como instrumento de resolução de conflitos societários

• Estruturação das sociedades: casos práticos

• Sociedades Anônimas e seus Acionistas: casos práticos

• Controladoria e gestão de riscos corporativos

Private Equity e Venture Capital

• A responsabilidade dos administradores e dos sócios

Valuation – Avaliação de empresas

• Falência e recuperação judicial e extrajudicial




Alexandre Evaristo Pinto
Mestre em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo. Especialista em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo. Advogado e Contador em São Paulo. Conselheiro Suplente no Conselho Municipal de Tributos da Cidade de São Paulo/SP. Professor Assistente nos Cursos de Especialização e Atualização em Direito Tributário do Instituto Brasileiro de Direito Tributário.
 
Alexandre Luiz Moraes do Rêgo Monteiro
Possui especialização em Especialização em Direito Tributário pela IBET Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (2009), ensino-fundamental-primeiro-grau pela Sociedade Brasileira de Educação Colégio Santo Inácio (2002) e ensino médio pela Sociedade Brasileira de Educação Colégio Santo Inácio (2002) . Atualmente é Sócio Júnior - Advogado da Wald e Associados Advogados e Professor da Fundação Armando Álvares Penteado. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.
 
Alexandre Siciliano
LL.M. em Tributação Internacional pela Universidade de Leiden - Holanda. Especialização em Finanças Internacionais pela Universidade de Nova Iorque. Especialização em Administração de Empresas pela EAESP - Fund. Getúlio Vargas. Professor do GVLaw, em São Paulo.
 
Ana Carolina Monguilod
Especialista em Direito Tributário, pela  PUC-SP; LL.M. em Direito Tributário Internacional, Universiteit Leiden, Bacharel em Direito, PUC-SP; Professora dos cursos de Direito Tributário Internacional do Instituto Internacional de Ciências Sociais - IICS (antigo Centro de Extensão Universitária - CEU) e nos cursos de especialização em Direito do Agronegócio e Direito Empresarial Internacional na Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP. Associada da International Fiscal Association – IFA, e da Associação Brasileira de Direito Financeiro - ABDF. Co-autora de “Manual dos Preços de Transferência no Brasil” - São Paulo, MP Editora, 2007; Co-autora de The Attribution of Profits to Permanent Establishments: The taxation of intra-company dealings − International Bureau of Fiscal Documentation - Amsterdã, IBFD, 2005.
 
Ana Cláudia Redecker
Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Doutoranda em Ciências Jurídicas Econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (PT). Atualmente é advogada responsável para área societária - Campos Escritórios Associados e Rafael Pandolfo Advogados Associados, professora de direito empresarial do Centro de Estudos de Direito do Trabalho, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, IDC e AJURIS. Tem experiência na área de Direito Empresarial, com ênfase em direito societário, recuperação de empresas e contratos.
 
Ana Cláudia Utumi
Membro do Comitê Científico Permanente da International Fiscal Association (IFA). Membro do Practice Council do International Tax Program da NYU School of Law. Vice-Chair do International Tax Division do ABA Section of International Law. Doutora em Direito Econômico-Financeiro pela USP. Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. MBA em Finanças pelo IBMEC (Atual Insper). Graduação em Direito (USP) e Administração de Empresas (FGV). Certificada CFP (Certified Financial Planner) e TEP (Trust and Estate Practitioner), e integrante do grupo fundador da filial brasileira do STEP (Society of Trust and Estate Practitioners). Diretora da ABDF, representante no Brasil da IFA e do Instituto LatinoAmericano de Derecho Tributario – ILADT. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação da FIPECAFI. Professora convidada de diversos cursos de pós-graduação. Palestrante em diversos eventos no Brasil e no exterior. Autora de artigos em matéria tributária.
 
André Antunes Soares de Camargo
Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo. LL.M. em Direito Societário e Contratual pela Universidade da Califórnia, EUA. Pós-graduação lato sensu em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional/SP. Graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Instituto Presbiteriano Mackenzie/SP. Atualmente é professor e Coordenador Geral do Insper Direito do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP na área empresarial. Palestrante nas seguintes instituições: St. Paul/SP, PUC/SP, FIPECAFI/SP, SUSTENTARE/SC, UNISINOS/RS e UNIFEBE/SC. Membro do Comitê Editorial da Revista de Direito Empresarial. Advogado e consultor em São Paulo nas áreas de mercado de capitais, direito societário, governança corporativa e contratos empresariais.
 
André Callegari
Doutor em Direito Penal pela Universidad Autónoma de Madrid (2001) Espanha. Doutor Honoris causa pela Universidad Autónoma de Tlaxcala – México (2007). Doutor Honoris causa pelo Centro Universitário del Valle de Teotihuacan – México (2007).  Especialista em Criminologia pela PUCRS (1991). Coordenador Executivo da Faculdade de Direito da Unisinos. Professor de Direito Penal nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor convidado na Universidade de Coimbra – Portugal no acordo CAPES/GRICES. Professor convidado na Cátedra Latino Americana de Derecho Penal na Universidad Externado de Colombia.  Professor convidado nos cursos de Pós-Graduação em Direito Penal da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e da Faculdade de Direito da Alta Paulista de São Paulo. Professor de Direito Penal na Escola Superior da Magistratura do RS. Professor convidado no Programa Intercampus na Universidad Autónoma de Madrid.
 
Argos Campos Ribeiro Simões
Mestre e Doutorando em Direito Tributário pela PUC-SP. Especialista em Direito do Estado pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de SP. Agente Fiscal de Rendas de SP. Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas. Coordenador de cursos e Instrutor da Escola Fazendária de SP. Professor do IBET, COGEA-PUC, INEJ, FAAP, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e outras instituições.
 
Carlos Eduardo Toro
Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Foi professor de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) de 1980 a 1996. Cursou mestrado em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialização em Direito Administrativo, Direito Público e Direito Empresarial, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi por 14 anos Conselheiro do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Ex-Diretor do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC). Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). Presidente da 1ª Câmara do Conselho de Ética do CENP, Conselho Executivo das Normas-Padrão. Foi Diretor Jurídico e Corporativo da Pirelli, do Grupo Telecom Itália, Santista Alimentos, Colgate-Palmolive, Alpargatas, entre outras.
 
Carlos Otávio Ferreira de Almeida
Pesquisador Visitante (Estágio Pós–doutoral) na Vienna University of Economics and Business, WU; Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário, pela Universidade de São Paulo – USP; Mestre em Direito Público Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ; Mestre em Direito Tributário pela University of Florida.
 
Clélio Chiesa
Graduado em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (1992), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professor do Curso de Pós-Graduação em Direito Tributário da PUC/COGEAE/SP, do Instituto Brasileiro de Direito Tributário e professor titular da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário, Constitucional e Administrativo.
 
Daniel Carlos Trentin
Advogado. Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorando em Direito pela Universidade del Museo Social Argentino – UMSA Buenos Aires. MBA em Direito Tributário Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Especialização em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET/INEJE. Professor de Direito Tributário no Instituto de Desenvolvimento Cultural – IDC. Professor de Direito Tributário na Faculdade Brasileira de Tributação – FBT. Co-autor da obra “Direito Tributário – Questões Materiais” e da obra “Tributação Internacional: Preços de Transferência, Subcapitalização e Tributação de lucro de coligada e controlada no exterior".
 
Daniel Teixeira Prates
Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2007) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.
 
Diego Galbinski
Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Pesquisador visitante do Max-Planck-Institut für Steuerrecht und Öffentliche Finanzen [Munique, Alemanha]. Doutorando em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS, com formação complementar em Direito Tributário Internacional pela Westfälische Wilhelms - Universität Münster. Pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Advogado e parecerista em Porto Alegre.
 
Dones Manoel de Freitas Nunes da Silva
Doutorando em Ciência Jurídicas e Sociais, especializado Master of Business Administration em Direito Empresarial, Professor e Palestrante de Direito Empresarial e Direito Falimentar de diversas instituições, dentre as quais destacamos: IBMEC, PUC, FGV, Grupo Uniesp, Grupo Kroton, Grupo Anhaguera. Advogado com larga experiência no segmento empresarial, Sócio e consultor jurídico do Escritório Rocha, Calderon e Advogados Associados, e membro fundador do IPOJUR Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Ciências Políticas e jurídicas, membro do IAB - Instituto dos advogados e membro do IBRADEMP Instituto Brasileiro de Direito Empresarial. Autor da obra "Dos Créditos Trabalhista na Nova Lei de Falências".
 
Eric Aversari Martins
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (2006) e Doutorado em Controladoria e Contabilidade no Departamento de Contabilidade e Atuaria da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da USP. Na área contábil tem experiência na área de Contabilidade Societária, tendo trabalhado em projetos de consultoria e, especialmente, em realização de pareceres técnicos contábeis. Atualmente, sua principal área de atuação é contabilidade societária e teoria da contabilidade.
 
Eurico Marcos Diniz de Santi
É Mestre (1995) e Doutor (2000) em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Professor de Direito Tributário da DireitoGV - Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e membro do Conselho de Curso de Graduação desta Instituição, Coordenador do Curso de Especialização em Direito Tributário do GVlaw e Coordenador dos Congressos e Eventos(Nacionais e Internacionais) de Estudos Tributários e Coordenador do NEF - Núcleo de Estudos Fiscais da Fundação Getulio Vargas. Vencedor do Prêmio Jabuti em 2008, na categoria de Melhor Livro de Direito, com a obra Curso de Direito Tributário e Finanças Públicas.No Núcleo de Estudos Fiscais - NEF -, coordena diversos projetos de pesquisa entre os quais pode-se destacar: (i) Reforma Tributária Viável ; (ii) Gargalos da Tributação Internacional no Brasil; (iii) Novas Tendências da Tributação Mundial; (iv)Obrigações Acessórias e SPED: Problemas e Soluções para uma Efetiva Simplificação das Obrigações Tributárias; (v) História da Receita Federal; e (vi) Índice de Transparência e Cidadania Fiscal.
 
Evandro Fernandes de Pontes
Professor de Direito Societário e Mercado de Capitais no Insper/SP. Doutor em Direito Comercial (2013), Mestre em Direito Comercial (2009), Graduado em LETRAS (2004) e em DIREITO pela Universidade de São Paulo (1996). Foi pesquisador visitante (visiting scholar) na Faculdade de Direito da Universidade da Virginia (EUA) durante o ano acadêmico de 08/2001 a 05/2002. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Comercial e Societário.
 
Fábio Basso Barichello
Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET. Especialista em Direito Público pela ESMAFE (Escola Da Magistratura Federal de Porto Alegre – RS). Especialista em Direito da Economia e da Empresa pela FGV. Professor do Curso de Especialização em Direito Tributário do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET. Conselheiro do Conselho Técnico de Assuntos Tributários, Legais e Financeiro (CONTEC) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).
 
Fábio Soares de Melo
Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. Diretor Titular Adjunto do Departamento Jurídico da FIESP. Ex-Conselheiro Efetivo do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Ex-Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Ex-Conselheiro Efetivo do Conselho Municipal de Tributos de São Paulo. Professor dos Cursos de Pós-Graduação do INSPER (antigo IBMEC/SP) e IBET.
 
Felipe Ferreira Silva
Doutor e Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP; Especialista em Direito Tributário pelo Centro de Extensão Universitária de São Paulo (CEU/SP); Ex-professor de Direito Tributário da Escola de Magistratura da Associação dos Juízes do Estado do Rio Grande do Sul (AJURIS). Professor dos Cursos de Especialização em Direito Tributário do IBET. Co-autor do livro "REFIS – Aspectos Jurídicos Relevantes". Autor do livro "Tributário – A Relação Entre a Ordem Jurídica e os Tratados Internacionais", Ed. Juruá; Autor do livro Tributação no Futebol: Atletas e Clubes, Ed. Quartier Latin. Coordenador dos livros "Tributação Internacional", Ed. INEJE, e “Tributação Mundial: modelos tributários”, Ed. Multifoco.
 
Felipe Thomaz de Aquino
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2002). Pós-Graduado em Direito Tributário pela Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP (COGEAE PUC/SP). Palestrante em eventos e seminários sobre temas tributários. Co-autor de artigos sobre Direito Tributário. Atualmente atuando como Gerente Sênior na EY (Ernst & Young) em São Paulo.
 
Fernanda Drummond Parisi
Mestre e Doutoranda em Direito Tributário pela PUC/SP. Advogada e Consultora Jurídica. Professora dos cursos de Pós-Graduação do IBET, ATAME, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Escola Paulista de Direito. Autora de diversos artigos jurídicos em livros e periódicos especializados.
 
Fernando Daniel de Moura Fonseca
Doutorando em Direito Tributário na Universidade de São Paulo (USP) (previsão 2017). Master of Laws (LL.M) pela New York University School of Law (NYU) (2014). Mestre em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo (USP) (2013). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) (2009). Especialista em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) (2008). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC) (2006). Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/MG (2007/2009). Membro da Primeira Seção de Julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) - Brasília/DF (2014/2015). Atualmente é sócio da banca Sacha Calmon Misabel Derzi - Consultores e Advogados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário.
 
Francis Beck
Advogado Criminalista. Professor de Direito Penal na Unisinos/RS e Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul (Ajuris). Coordenador do Curso de Direito da Unisinos/RS. Doutor e Mestre em Direito (Unisinos/RS). Especialista em Direito Penal Econômico e Europeu (Universidade de Coimbra/Portugal). Especialista em Direito Penal (Universidade de Salamanca/Espanha) ”.
 
Gustavo da Silva Amaral
Mestre e Doutorando em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com área de concentração em Direito Tributário. Extensão Universitária em Direito Tributário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (latu senso), Módulo Direito Material Tributário I, coordenado pelos professores: Paulo de Barros Carvalho e Roque Antonio Carrazza, em 1997. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES (1996). Professor dos cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas, “GVLaw”. (2003/atual). Advogado, sócio do escritório Cherto e Carvalhaes Advogados Associados.
 
German Alejandro San Martín Fernández
Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atua principalmente nos seguintes temas: direito tributário, direito tributário e desenvolvimento sustentável, tributação internacional dos serviços e impostos indiretos.
 
Gustavo Froner Minatel
Possui mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Doutorando em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sócio da Minatel Advogados. Professor de Direito Tributário da Facamp. Ex-juiz do Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário e Societário.
 
Heleno Taveira Tôrres
Professor de Direito Tributário do Departamento de Direito Econômico e Financeiro da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Professor da disciplina “Direito Tributário Internacional”, no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da PUC/SP. Livre-Docente (USP), em 2002. Doutor em Direito Tributário (PUC/SP), em 1999. Mestre em Direito Tributário (UFPE), em 1995. Especializado em Direito Tributário Internacional, pela I Universidade de Roma“La Sapienza”, em 1994Graduado em Direito pela tradicional Faculdade de Direito do Recife (UFPE).
 
Jairo Laser Procinoy
Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é diretor do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças Rs, na do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, professor em programas de governança da Fundação Dom Cabral, professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de capitais, brasil, estrutura de capital, dividendos e finanças.
 
José Antônio Minatel
Mestre e Doutor em Direito Tributário pela PUC-São Paulo (SP); professor de Direito Tributário na Faculdade de Direito da PUC-Campinas (SP), nos cursos de graduação e pós-graduação (especialização em Direito Tributário); professor do IBET-Instituto Brasileiro de Direito Tributário; ex-Delegado da Receita Federal em Campinas; ex-membro do Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda em Brasília; autor do livro “Conteúdo do Conceito de Receita e Regime Jurídico para sua Tributação”, publicado pela MP Editora (SP), em 2005; vários artigos e capítulos de livros publicados sobre matéria tributária e processo administrativo tributário; advogado e consultor tributário.
 
José Eduardo Cavalcanti de Albuquerque
Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1976) , graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978) e mestrado em Direito pela University of Pennsylvania (1981) . Atualmente é do Ministério Publico Federal, diretor jurídico da CDURP do Ministério Publico Federal, Professor do Fundação Getúlio Vargas, Professor da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro, Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Advogado do Escritório Cavalcanti de Albuquerque Advogados Associados, PROFESSOR CURSOS DE DIREITO PÓS GRADUAÇÃO do Grupo IBMEC e PROFESSOR PÓS GRADUAÇÃO DIREITO da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
 
José Rodrigo Dorneles Vieira
Procurador da Fazenda Nacional. Mestre em Direito Privado pela UFRGS. Especialista em Direito Empresarial pela PUC/RS.Professor universitário em cursos de extensão e especialização.
 
José Eduardo Soares de Melo
Mestre, Doutor e Livre-Docente  em Direito. Professor Associado de Direito Tributário da Faculdade de Direito da Universidade Católica de São Paulo. Visiting Scholar da Universidade da Califórnia (Berkeley). Diretor do Instituto Geraldo Ataliba – Idepe (Direito Empresarial). Ex Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas da Secretaria da Fazenda de São Paulo (24 anos). Ex Professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (10 anos). Professor de Cursos de Especialização nos Estados do Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
Leonardo Freitas de Moraes e Castro
Doutorando em Direito Tributário Internacional pela Universiteit Leiden, Holanda; Mestre em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Universidade de São Paulo (USP); Master of Laws (LL.M.) in Taxation pela Georgetown University Law Center, EUA (Graduate Tax Scholarship e Dean’s Certificate award); Pós-Graduado em Direito Tributário Internacional pelo IBDT; Pós-Graduado em Direito Tributário pelo IBET; Foi associado estrangeiro do escritório Milbank, Tweed, Hadley and McCloy LLP em Nova Iorque; É o Tax Section Reporter representante do Brasil na International Bar Association (IBA) de Londres; Coordenador da Comissão de Tributário do IBRADEMP – Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (São Paulo); Membro do Comitê Científico da Revista de Direito Tributário da APET; Membro Revisor e Responsável pela Jurisprudência Estrangeira da Revista de Direito Tributário Internacional; Professor Convidado dos Cursos de Pós-Graduação e Extensão na Escola Superior de Advocacia da OAB-SP, da Trevisan Escola de Negócios; da Fundação Armando Álvares Penteado de São José dos Campos, da Associação Paulista de Estudos Tributários,  da Fundação Instituto Administração (FIA-USP) e da GVLaw SP; Coordenador e co-autor dos livros "Planejamento Tributário: Análise de Casos" (MP Editora, 2010); "Tributação Internacional: Análise de Casos" (MP Editora, 2010); e "Tributação, Comércio e Solução de Controvérsias Internacionais" (Quartier Latin, 2011); Membro da International Fiscal Association (IFA), da American Bar Association (ABA) e da Federal Bar Association, D.C. Chapter.
 
Liziane Meira
É Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil (Coordenação Geral de Tributação - Chefe da Divisão de Tributos sobre Comércio Exterior); (2007) Doutora em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (2003) Mestre, com concentração em Direito do Comércio Internacional pela Escola de Direitode Harvard (agraciada com o Prêmio Landon H. Gammon Fellow de excelência acadêmica); (2003) Especialista em Direito Tributário Internacional pela Escola de Direito de Harvard; (2001) Mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
 
Luiz Alberto Pereira Filho
Doutor, Mestre e Especialista em Direito do Estado pela PUC/SP; Professor dos Cursos de Especialização em Direito Tributário do IBET (Instituto Brasileiro de Estudos Tributários). Autor do livro "Taxas e Preços", Ed. Juruá. Co-autor dos livros "ICMS - Questões Polêmicas", Ed. Juruá; "Manual Prático do ICMS para o Estado do RS", Ed. Juruá; "Curso de Especialização em Direito Tributário", Ed. Forense; Coordenador dos livros "PIS e COFINS – Estudos Práticos", Ed. INEJE, e “Tributação Mundial: modelos tributários”, Ed. Multifoco.
 
Manoel Ignácio Torres Monteiro
Mestrado (LLM) pela Universidade de Londres. Palestrante em diversos Seminários e autor de diversos artigos publicados sobre o Direito Societário, Governança Corporativa, Planejamento Sucessório, Mercado de Capitais, Direito Comercial, Arbitragem, Recuperação de Empresas e Propriedade Intelectual. Professor de Direito Societário do Curso de Especialização da Associação Paulista de Estudos Tributários. Assessor Jurídico da Instituto dos Auditores Internos do Brasil - AUDIBRA, membro do Comitê Societário do Centro de Estudos de Sociedades de Advogados, Diretor Jurídico da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade - ANEFAC, Membro da American Arbitration Association.
 
Márcio Alexandre Oliveira Santos Freitas
Especialista em Direito Tributário pela UFRGS e pela PUC-Minas. Consultor tributário, advogado e contabilista. Conselheiro do Conselho Superior de Estudos Tributários (CONSET) da Faculdade Brasileira de Tributação (FBT). Professor universitário e palestrante. Ex-Diretor de Consultoria Tributária da Deloitte Touche Tohmatsu.
 
Márcio Caldas de Oliveira
Professor de Planejamento Tributário e Business Law do IBMEC - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro universitário Augusto Motta. Professor de Finanças Públicas & tributação. Consultor em Planejamento Tributário & Reestruturação Societária e Licitações Públicas. Mestrando em Direito (Regulatório) pela UGF (capes 5); LL.M em Direito Corporativo pelo IBMEC; Especialista em Direito Público pela ESA/RJ. Advogou no Mercado Securitário, e na defesa de crimes contra a ordem tributária. Foi Auditor do tribunal de Justiça Desportiva.
 
Marco Antonio Larosa
Formado em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela U. Gama Filho. Pós-graduação em Docência Superior pela U. Gama Filho. Pós-graduado em Implantação e Gestão em EAD - U. Aberta de Brasilia (UAB). Mestrado em Psicopedagogia, U. de Havana e buscando curso de Doutorado em Educação. Mais recentemente, Atuei como editor geral - Produto Editorial - Jornal dos Sports e Revista Eventos-GO. Produtor de vídeo Institucional da Expertise Comunicação. Trabalhei na Rádio Nacional, Rádio Tupí, Rádio relógio, Rádio Rio de Janeiro, Jornal da Nação Rubro-Negra, Assessor parlamentar do partido PDT e alguns jornais de bairro do Rio de Janeiro. Como tutor em EAD - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-SENAC-RJ nos cursos de Gestão de Varejo, EAD, Gestão Educacional e Educação Corporativa, na capacitação de instrutores do Senac-Rio; Também como orientador de TCC, pós-graduação da PUC-Rio, em Tecnologias em Educação e Faculdade Simonsen, pós-graduação cursos Empresariais. Na FGV online, tutor das turmas de metodologia da pesquisa. Recentemente, como Gestor Educacional, na Universidade Castelo Branco, coordenador do curso de jornalismo e Diretor da Escola de Ciências Sociais Aplicadas. Implantei no curso a Rádio UCB (Playlist na Internet), Jornal On Line Folha Universitária, o blog da Folha Universitária, Instagran de Fotojornalismo, APP Agiliza UCB. Atuei na Unicarioca, UCAM do RJ e Faculdade Pinheiro Guimarães, cursos de graduação.
 
Martha Toribio Leão
Doutoranda em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo - USP (2014). Especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professora dos cursos de Especialização e Atualização em Direito Tributário do Instituto Brasileiro de Direito Tributário - IBDT. Professora do Curso de Especialização em Direito Tributário da UNIRITTER. Sócia no Escritório Humberto Ávila Advocacia, em São Paulo/SP.
 
Maurício Bianchi
Possui graduação em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (1995), Pós-Graduação em Direito Societário pela UNISINOS e mestrado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2005). Tem experiência na área de Direito Empresarial, com ênfase em Direito Tributário e Societário, atuando principalmente nos seguintes temas: tributário e Societário.
 
Maxsoel Bastos de Freitas
Mestrando em Direito Internacional, Comunitário e Transnacional pela UNIVALI/SC, Especialista em Direito Aduaneiro e Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI/SC , Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito pela PUCRS, Advogado inscrito na OAB/RS 54.136, Ex-Despachante Aduaneiro com registro na 10a. Região Fiscal por mais de 20 anos, Professor Universitário de Graduação, MBA e Pós-Graduação na Univali/SC, Certificado por Seletividade Profissional em Direito Aduaneiro e Comércio Exterior pela Escola Superior de Administração Fazendária – ESAF/DF, Membro da Comissão de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da OAB/RS, Assessor Jurídico Aduaneiro da FECOMERCIO/RS, escritor de inúmeros artigos sobre direito aduaneiro.
 
Rafael Nichele
Possui Mestrado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Possui Especialização em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e Especialização em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (2002). Tem experiência de mais 8 anos em consultivo e contencioso tributário, administrativo e judicial, tendo assessorado grandes empresas durante este período. Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Fundação Escola Superior do Ministério Público, do Centro Universitário Riiter dos Reis e da Fundação Irmão José Otão da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Advogado no Rio Grande do Sul e Paraná.
 
Rafael Pandolfo
Advogado, graduado pela UFRGS, Mestre e Doutor em Direito Tributário pela PUC-SP, Presidente da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB/RS, Consultor da Fecomércio/RS, Membro do Conselho FIERGS para assuntos tributários (CONTEC), Ex-Conselheiro Titular do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), Conferencista do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e autor de diversos livros e obras sobre Direito Tributário e Societário.
 
Rafael Santos Borin
Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Pós-Graduado em Direito da Economia e da Empresa, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Membro Diretor do Instituto de Estudos tributários (IET). Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Direito Tributário da Faculdade IDC/RS. Juiz Suplente do Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais - TARF/RS. Autor e Coordenador do Livro Curso Avançado de Processo Administrativo Tributário do RS. É consultor tributário da FECOMÉRCIO-RS e responsável pela área de Consultoria da empresa Rafael Pandolfo Advogados Associados.
 
Ramon Tomazela Santos
Bacharel em Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006). Pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo (USP). (2010). Master of Laws (LL.M.) em tributação internacional na Universidade de Viena (Wirtschaftsuniversität Wien WU), no qual foi aprovado com nota máxima e honras (2015). Mestre em Direito Econômico, Financeiro e Tributário na Universidade de São Paulo (USP), no qual foi aprovado com nota máxima e honras ("summa cum laude") (2016). Membro do Comitê Acadêmico do Curso de Especialização em Direito Tributário Internacional do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). Professor convidado em cursos de pósgraduação, como o MBA em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o curso de especialização do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT) e o Curso de Direito Tributário da Escola Municipal de Administração Fazendária (EMAF). Advogado da área de consultoria de tributos diretos do escritório Mariz de Oliveira e Siqueira Campos Advogados. Atuou nas áreas de consultoria tributária dos escritórios Demarest e Almeida Advogados e Velloza e Girotto Advogados. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT).
 
Régis Fernando de Ribeiro Braga
Advogado com atuação na área tributária há 25 anos. Foi sócio de Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados e de Amaro & Stuber Advogados, diretor da Consultoria Tributária de Braga & Marafon Advogados e gerente de Consultoria Fiscal-financeira da Arthur Andersen. Bacharel em Direito (USP), Especialista em Direito Tributário (CEU/IICS-SP) e Mestre em Contabilidade e Controladoria (USP), é atualmente professor nos cursos de especialização em Direito Tributário do INSPER (SP), do CEU/IICS-SP e da ATAME/UCAM (GO). Lecionou matérias ligadas à Contabilidade e ao Direito Tributário na EDESP/FVG-SP e na FEA/USP.
 
Renata von Mühlen
Advogada, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUC, 1993.  Pós-graduação latu sensu em Direito Tributário, Financeiro e Econômico pela UFRGS.  Pós-Graduação latu sensu em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET. Curso Superior incompleto em Administração de Empresas – Ênfase em Comércio Exterior. Pesquisadora científica da FBT. Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da FBT.
 
Roberto Quiroga Mosquera
Admitido OAB-São Paulo, 1985; OAB-Brasília, 1993, OAB-Rio de Janeiro, 1999 e OAB-Salvador-Bahia,2003. Formação: Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (1984), Mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC (1996) e Doutor em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC (2005). Professor de Direito Tributário na Faculdade de Direito da PUC-SP. Professor de Legislação Tributária na Faculdade de Direito da USP. Professor de Legislação Tributária e Direito do Terceiro Setor na Faculdade de Administração de Empresas da FGV-SP. Advogado-Sócio do Escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Junior e Quiroga Advogados, em São Paulo-SP. Membro: International Fiscal Association-IFA e International Bar Association-IBA.
 
Rodrigo Luiz Zanethi
Mestre em Direito pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS (Ênfase: Direito Internacional); Pós-Graduação “lato sensu” em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Católica de Santos (UniSantos);  Curso sobre "Bankruptcy" ("Falência") na Universidade da Califórnia, Riverside, EUA; Curso de Extensão Universitária em “International Business Management” na Universidade da Califórnia, Riverside, EUA; Professor das disciplinas de “Direito e Legislação Aduaneira”, “Direito Comercial e Contratos Internacionais” ¨Direito do Comércio internacional” e “Direito Tributário” na UNISANTOS - Universidade Católica de Santos; Instrutor do curso de “Fundamentos do Comércio Exterior” promovido pela FIESP/CIESP; Professor da disciplina de “Direito e Legislação Aduaneira” na FATEC em Praia Grande/SP; Membro do Comitê Fiscal e Tributário do Sindicato das Comissárias de Despachos Aduaneiros do Estado de Estado de São Paulo (SINDICOMIS).
 
Rodrigo Maito da Silveira
Mestre (2005) e Doutor (2009) em Direito Econômico e Financeiro pela Faculdade de Direito da USP. Graduado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (2001) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Foi Conselheiro do Conselho Municipal de Tributos de São Paulo (CMT/SP), nos períodos 2006-2008 e 2010-2012. Membro de Conselhos Fiscais de companhias brasileiras. Associado do Instituto Brasileiro de Direito Tributário - IBDT, Instituto de Pesquisas Tributárias - IPT e da International Fiscal Association - IFA. Autor dos livros "Tributação e Concorrência" e "Aplicação de Tratados Internacionais contra a Bitributação: Qualificação de Partnership Joint Ventures", e dezenas de artigos e capítulos em matéria tributária. Coordenador do Curso de Especialização em Direito Tributário do IBDT. Professor em cursos de pós graduação em Direito Tributário em diversas instituições (IBDT, FGV, FUCAPE entre outras). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário. Sócio de L. O. Baptista Advogados.
 
Silvio Campos Guimarães
Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV/SP e mestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas da FGV/RJ. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande/MS. Cursou especialização em Administração Financeira na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV/SP e especialização em Controladoria pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap. É professor dos cursos de pós-graduação da FGV em disciplinas de Contabilidade. É consultor da FGV Projetos nas áreas de finanças e estruturas organizacionais tanto no setor público como para empresas. Foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID no projeto de modernização administrativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Foi Contador, Gerente de Controladoria e Superintendente de Planejamento e Controle de grupo de empresas do setor de construção. Participou de diversos congressos e fóruns acadêmicos, bem como apresentou diversos artigos.
 
Thiago Braichi
Master of Laws (LL.M.) in International Taxation pela Leiden University  (Holanda); MBA em Finanças pelo IBMEC; Pós-Graduado em Direito Tributário pelo IBET; Graduado em Ciências Contábeis pela PUC/MG; Graduado em Direito pela PUC/MG; Foi Brazilian Desk do escritório de Londres da EY (2013-14); Foi International Attorney de Loyens & Loeff em Amsterdam (2013); Atualmente é professor convidado da FBT – Faculdade Brasileira de Tributação e Professor da Fundaçao Getúlio Vargas – Rio de Janeiro. Foi professor assistente do curso de CBA do IBMEC (Disciplina: Fusões e Aquisições) (2009); Atualmente trabalha na área de Impostos Internacionais da EY – escritório de São Paulo.
 
Valter Bianchi Filho
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1997) e especialização em MBA - Marketing pelo Fundação Getúlio Vargas - RJ(2001). Atualmente é da Bolsista/Pesquisador Sem Vínculo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.
 
Importante:
O corpo docente é meramente exemplificativo. A FBT reserva-se o direito, portanto, de escolher alguns destes professores para proferir aula no presente curso ou até mesmo a substituí-los, se for necessário.



Valor do curso: R$ 14.976,00

a) Descontos especiais para Plano Pessoa Física do INEJE. Clique na aba “Plano Pessoa Física”, no canto superior direito, e saiba mais;


b) Se você tem uma empresa ou é colaborador de uma, também poderá obter benefícios e descontos, por meio dos Planos Corporativos do INEJE. Quer saber como funcionam os Planos Corporativos? Acesse o site www.ineje.com.br ou entre em contato com um dos nossos consultores, pelo telefone 51 3073 1001 ou pelo WhatsApp 51 94165012.


 

Valor do curso: Boleto, à vista, ou em até 24 parcelas.

 

*OBS: Os descontos acima não são cumulativos.

 

1.1. Ao realizar a inscrição e gerar o boleto, será acrescido o custo do boleto.
1.2. As parcelas subsequentes têm periodicidade mensal, a partir do dia 05 de setembro de 2016.
1.3. A matrícula deverá ser realizada, unicamente, por intermédio do site.
1.4. A FBT se reserva de cancelar o curso, caso não haja quórum suficiente para a sua realização.





CONFIRA SE VOCÊ POSSUI UM DESTES CONVÊNIOS



Empresa Desconto Valor C/Desconto
AIAMU - Associação dos Fiscais da Receita Municipal de POA 20% R$ 11.980,80
AMP-RS - Associação do Ministério Público 20% R$ 11.980,80
ANEFAC 20% R$ 11.980,80
ANFIP - Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal 20% R$ 11.980,80
APERGS - Associação dos Procuradores do Estado do RS 20% R$ 11.980,80
APROJUS-Associação dos Servidores do Ministério Público do RS 20% R$ 11.980,80
Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Camp 20 % R$ 11.980,80
Associação dos Defensores Públicos do RS. 20% R$ 11.980,80
Conselho Regional de Administração do RS - CRA 15% R$ 12.729,60
Conselho Regional de Administração do Tocantins - CRA-TO 20% R$ 11.980,80
Conselho Regional de Contabilidade do RS 20% R$ 11.980,80
Conselho Regional de Economia do RS 20 % R$ 11.980,80
FSKI - Federação Sul Riograndense de Karate Interestilos 15% R$ 12.729,60
IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo 10% R$ 13.478,40
IEE - Instituto de Estudos Empresariais 15% R$ 12.729,60
Il - Instituto Liberdade 15% R$ 12.729,60
Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças
do RS-IBEFRS
20% R$ 11.980,80
SESCON Rio de Janeiro 20% R$ 11.980,80
SESCON RS 20% R$ 11.980,80
SESCON SP 20% R$ 11.980,80
SINDESC 20% R$ 11.980,80
SINDETUR - Sindicato das empresas de turismo no estado do RS 20% R$ 11.980,80
SINDICONTA 20% R$ 11.980,80
Vale S.A. 15% R$ 12.729,60





  Reservar
  Mais Informações